Rádio Difusora do Paraná

Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite encerra nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira, a campanha de vacinação contra o sarampo e poliomielite, que está ocorrendo em todas as Unidades de Saúde de Mal Rondon .

Apesar de muitas pessoas terem ido levar seus filhos para a realização da vacina, o número ainda é considerado tímido por parte dos profissionais da Secretaria de Saúde.

A meta estipulada de vacinação foi definida através de um estudo que levou em consideração o número de crianças residentes e as doses administradas em campanhas anteriores.

A vacinação é a principal forma de prevenção contra o sarampo e poliomielite, por isso é de suma importância sempre manter suas vacinas em dia.

Para a criança ser vacinada, é necessário o seu cartão de vacina e um documento de identificação.

Sendo mais suscetíveis às doenças, o público alvo da campanha são principalmente as crianças, porém os idosos, gestantes e pessoas com imunidade baixa também devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para manter sua vacinação em dia.

Para garantir ainda mais eficácia e segurança no combate contra o sarampo e outras doenças, onde a vacina é o melhor método de prevenção, o ideal é que toda a população esteja vacinada.

Para a poliomielite, a faixa etária da campanha é de crianças de 01 a  anos, que receberam a dose oral da vacina.

Acima desta idade a vacina é efetuada de forma injetável.

Em relação a multivacinação, o foco são as crianças maiores de 5 anos e menores de 15 anos, onde são avaliados os cartões de vacina e, se necessário, será efetuada a atualização das carteiras de vacinação.