Rádio Difusora do Paraná

Vanzela despede-se da Frimesa após 26 anos, e Elias Zidek assume a presidência

Depois de 26 anos como presidente da Frimesa Cooperativa Central, o rondonense Valter Vanzela repassou nesta quarta-feira o cargo ao então diretor-secretário Elias Zydek.

Antes da eleição efetiva de um novo presidente, a cooperativa passou por uma reforma estatutária, em que para ocupar a vaga o candidato deveria ser alguém com formação acadêmica e não mais membro do conselho das cooperativas filiadas.

A nova diretoria da Central Frimesa conta com representantes de todas as filiadas, tendo sido eleitos para o Conselho Fiscal no exercício de 2023 como membros efetivos Vilmar Fülber (Copagril), Andrei Buss (Copacol) e Gilberto Heinen (Gilberto Heinen), além dos suplentes Ademir Gênero (C.Vale), Simoni Tessaro Niehus (Lar) e Ricardo José Kemfer (Copagril).

Para o Conselho Administrativo foram eleitos o diretor presidente da Copagril, Elói Darci Podkowa, o diretor presidente da Lar, Irineo da Costa Rodrigues, o diretor presidente da Copacol, Valter Pitol, o diretor presidente da C. Vale, Alfredo Lang e o diretor presidente da Primato, Anderson Leo Sabadin.

Para o Conselho Vogal foram eleitos e empossados os vice-presidentes da Copagril, Cezar Luiz Petri; da Lar Urbano Inácio Frei; da Copacol James Fernando de Morais; da C.Vale Walter Andrei Dal’boit e da Primato, Cezar Luiz Dondoni.

Vanzella presidiu a prestação de contas e explicou os resultados do ano com todas as dificuldades da cooperativa e do país de um modo geral. Na oportunidade, ele destacou que com um cenário econômico instável, 2022 foi repleto de desafios, mas com determinação foi possível manter a cadeia produtiva junto às filiadas – Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato, e ampliar a marca.

No último ano, a cooperativa obteve um faturamento de R$ 5,506 bilhões, apresentando um crescimento de 9,26%.

O cenário econômico e financeiro estreitou o resultado final para R$ 42,9 milhões, reflexo das margens apertadas nas atividades suíno e leite.

Um dos grandes marcos da gestão de Vanzella à frente da Frimesa foi a inauguração do frigorífico de suínos em Assis Chateaubriand.

Presente na AGO realizada quarta-feira, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, enalteceu o trabalho e o crescimento da Frimesa nos últimos anos e o seu importante papel no desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo.

 

Com informações O Presente