Conectado com

Agricultura

VEM DO AGRO: A indústria que driblou a crise

O ano de 2019 caminha para o fim e, mais uma vez, a tão esperada recuperação econômica não veio como se imaginava, mas para um setor da indústria, a crise vem sendo sentida com menos impacto.

A avicultura e a suinocultura são os grandes destaques 

Apesar de registrar achatamento de margens e também passar por readequação para o mercado, as cooperativas do agronegócio, sobretudo as ligadas à indústria da transformação, não tiveram queda no faturamento desde o acirramento da crise econômica em 2015.

Aliás, o que se vê é um aumento surpreendente das receitas totais de 68% de 2015 a 2018, considerando as 13 maiores do setor no Paraná.

As receitas coletivas em 2015 foram de pouco mais de 32 bilhões e 200 milhões de reais: no ano passado, segundo seus balanços anuais, foram quase 57 bilhões e 400 milhões de reais.

Se as tendências se confirmarem com a expectativa de crescimento na casa dos 10% em 2019, a promessa é movimentar quase 63 bilhões de reais.

Mesmo em crise, elas quase dobrarão suas receitas em apenas cinco anos.

Os anos seguintes ao início da recessão também foram de evolução para o setor: em 2016, ano em que o Paraná mais registrou desemprego, com quase 60 mil postos fechados.

Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o faturamento dessas plantas superou os 45 bilhões e 700 milhões de reais e em 2017 foram 48 bilhões e 100 milhões considerando apenas as maiores.

Ampliando para toda a cadeia cooperativa no Estado, onde há 104 mil empregos diretos, sendo mais de 80 mil deles somente na agroindústria, ela faz a economia de suas cidades e regiões girar de forma mais equilibrada.

Isso porque, para cada emprego direto, existem outros três indiretos.

O segmento é organizado e, apesar dos gargalos, nos últimos anos vem ampliando sua participação na balança comercial brasileira.

Nos municípios onde essas cooperativas estão sediadas, as exportações totalizaram ano passado 4 bilhões e 300 milhões de reais, com destaque às proteínas animais, principalmente suínos e aves.

No Oeste do Paraná, onde estão 5 das 10 principais cooperativas agrícolas do Brasil, os desafios são tantos.

Conforme o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendruscullo, há inúmeros problemas com a logística, um pedágio caro e um investidor não viria de fora para aplicar seus recursos com tantos problemas de infraestrutura.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Durante seminário Copagril alerta para evolução do Seguro Rural

Com cerca de 350 associados presentes foi realizado ontem a tarde na AACC o Seminário Soja e Milho da Copagril.

Duas palestras mantiveram o publico atento no transcorrer da tarde: uma sobre Seguro Agricola, um tema que vem preocupando ultimamente e que precisa ser bem esclarecido aos produtores em função da metodologia que verificação que vem sendo empregada pelas seguradoras e também sobre  doenças foliares na cultura da soja.

Na ocasião o presidente   Ricardo Chapla falou a respeito, insistindo que o produtor rural precisa, em  torno dos assuntos abordados,  ficar atento e buscar as informações necessárias.

O palestrante  Nilson Aceti explicou aos produtores  a evolução do seguro rural no transcorrer dos últimos anos…

 

Continue Lendo

Agricultura

Custo de energia elétrica é um dos grandes entraves da piscicultura

Embora esteja em crescimento em todo o Paraná, a piscicultura é uma atividade que enfrenta problemas de todas as ordens, seja econômica, sanitária e também de infraestrutura.

Uma das questões que gera muita preocupação por parte dos produtores diz respeito ao elevado custo da energia elétrica, que está fazendo muitos pensarem em abandonar o negócio.

Esses aspectos que podem deixar a criação de peixes inviável foram amplamente abordados na terça-feira passada, em reunião virtual da Comissão Técnica de Aquicultura do Sistema Faep/Senar Paraná.

Na ocasião, o analista do Departamento Técnico e Econômico, Luiz Eliezer Ferreira, revelou o contexto da energia elétrica na produção, com o fim dos subsídios…..

 

Continue Lendo

Agricultura

Copagril realiza Seminário de Soja e Milho hoje a tarde

A Copagril realiza hoje a tarde o seu tradicional Seminário Soja e Milho, evento que  não foi realizado presencialmente nos últimos dois anos em razão da pandemia.

A programação começará às  13 horas e 30 minutos com a recepção aos agricultores, no salão social da Associação Atlética e Cultural Copagril.

Após a abertura pelo presidente Ricardo Chapla, ocorrerão duas palestras técnicas, a primeira com  Nilson Acerti , da Corretora de Seguros A7, versando sobre “seguro agrícola, instrumento de proteção de riscos”.

A segunda palestra será com o pesquisador  da empresa Terra Pesquisa e Treinamento Agricola, Eder Blainski, que vai falar sobre “ doenças foliares na cultura da soja, desafios e cenário atual”.

A  previsão da Copagril é que a programação seja cumprida até por volta das 16 horas, possibilitando aos participantes um retorno com tempo suficiente para as tradicionais atividades de final de dia nas propriedades rurais.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.