Conectado com

Geral

Venda de veículo a gasolina ou diesel pode ser proibida no Brasil em 2030

Roque de Sá/Agência Senado

Daqui a 10 anos será proibida a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel. É o que estabelece projeto de lei que institui uma política de substituição de automóveis movidos a combustíveis fósseis a partir de 1º de janeiro de 2030, aprovado nesta quarta-feira (12) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Os veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol, ou os carros elétricos continuarão liberados.

O PLS 304/2017, que segue agora para votação na Comissão de Meio Ambiente (CMA), determina ainda que a partir de 2040 ficará proibida a circulação de qualquer automóvel de tração automotora por motor a combustão. São abertas, no entanto, algumas exceções à regra. Pelo projeto, automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros poderão continuar circulando no país, ainda que usem combustíveis fósseis.

Segundo o autor da proposta, senador Ciro Nogueira (PP-PI), outros países estão tomando decisões semelhantes. O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040, a Índia, a partir de 2030, e a Noruega, já em 2025. Ele afirma que esse tipo de veículo é responsável por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, gás proveniente da queima de combustíveis fósseis e importante agente causador do efeito estufa, que leva ao aquecimento global.

Ciro sustenta que já se encontram disponíveis soluções tecnológicas que permitem o enfrentamento dessa questão. As principais são os automóveis movidos a eletricidade, carregados pelas tomadas da rede elétrica, como já ocorre em outros países, e, sobretudo no Brasil, os automóveis movidos a biocombustível

O relator, senador Fabiano Contarato (Rede-ES), observa que a reorientação do mercado de uma cadeia produtiva insustentável é permitida pela Constituição.

“Segundo nossa Lei Maior, a ordem econômica tem como princípio, entre outros, a defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e serviços e de seus processos de elaboração e prestação”, aponta no relatório.

Fonte: Agência Senado

 

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Curto-circuito em ventilador provoca incêndio em residência de Santa Helena; três crianças estavam dormindo no momento do acontecido

Na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 9h, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Santa Helena foram acionadas para controlar um incêndio em uma residência situada no bairro Bela Vista, na estrada municipal que dá acesso ao campus da UTFPR.

Conforme informações, um ventilador teria entrado em curto-circuito. As chamas logo se espalharam pelos cômodos da residência. No momento do ocorrido, três crianças estavam dormindo. Vizinhos auxiliaram na remoção dos pequenos do interior da residência, que estava em chamas.

Após alguns minutos, o fogo foi contido. Boa parte dos móveis que estavam no interior da casa foi destruída. Alguns foram removidos antes do fogo se alastrar.

 

Fonte: Correio do Lago

Continue Lendo

Geral

Oktoberfest 2023 será lançada neste sábado com extensa programação

Concurso Schnelltrinken (quem bebe mais rápido), denominado de Batalha dos Canecos, será uma das novidades deste ano

Atividades acontecerão na Casa Cultural, no parque de exposições, a partir das 19h, com entrada gratuita

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da PROEM (Fundação Promotora de Eventos), e das secretarias de Cultura e de Gestão de Governo, promoverá neste sábado, dia 30, o lançamento da Oktoberfest 2023. As atividades terão início às 10h, com o desfile do bierwagen, pelas ruas do centro da cidade. Já às 19h, a programação seguirá na Casa Cultural, no parque de exposições, quando serão abertas as copas e o bar temático, que oferecerão lanches típicos, chope pilsen claro e escuro e chope artesanal; às 19h30 acontecerá o cerimonial de lançamento com a sangria do barril; às 20h, concurso da Rainha da Oktoberfest 2023; às 20h30, concurso Casal Fritz e Frida 2023; às 21h, apresentações culturais; e às 22h, baile com a Banda Los Angeles. Durante o baile também acontecerão o concurso do chope em metro e o concurso Schnelltrinken (quem bebe mais rápido), denominado de Batalha dos Canecos. A entrada é gratuita.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Ainda restam algumas vagas para os cursos de assistente administrativo, auxiliar de mecânica industrial e auxiliar de eletricista predial

Capacitações são gratuitas e terão início no dia 27 de setembro

O SENAI, o governo do estado, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por intermédio da Agência do Trabalhador-SINE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferecem três cursos rápidos de qualificação e aperfeiçoamento. São eles: Assistente Administrativo (35 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a quinta, no período vespertino; Auxiliar de Mecânica Industrial (20 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a quinta, no período vespertino; e Auxiliar de Eletricista Predial (20 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a sexta, no período vespertino.

Entre os pré-requisitos, para os cursos de assistente administrativo e mecânica industrial, estão ter idade mínima de 14 anos e ensino fundamental incompleto. Já para o curso de eletricista predial, a idade mínima é de 16 anos, com necessidade de ter o ensino fundamental completo.

As inscrições foram abertas na semana passada e ainda restam algumas vagas. Podem ser feitas no SENAI (3284-4054), no SINE-Agência do Trabalhador (3254-8350) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na prefeitura (3284-8796), mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.