Conectado com

Geral

Verão terá dias muito quentes, máximas acima de 30°C e chuvas intensas no Paraná

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

As temperaturas mais altas devem ocorrer com mais frequência nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral. Alguns períodos poderão ser mais secos ou mais úmidos, apresentando temperaturas mais ou menos elevadas do que o habitual, de acordo com a manutenção do fenômeno La Niña.

 

O verão tem início às 18h48 desta quarta-feira, 21 de dezembro, e termina no dia 23 de março de 2023, às 18h25. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no primeiro dia da estação, o sol predomina na maioria das regiões do Estado, com tempo parcialmente nublado na Região Metropolitana de Curitiba, Litoral, Sudeste e Campos Gerais, que registraram chuvas intensas nos últimos dias.

O cenário climático global indica que o fenômeno La Niña permanece ativo com intensidade moderada, perdendo força ao longo da estação. Alguns períodos poderão ser mais secos ou mais úmidos, apresentando temperaturas mais ou menos elevadas do que o habitual.

“A temperatura média do ar tende a ficar dentro da normal climatológica, mas estão previstos períodos de dias consecutivos de calor intenso, podendo gerar desconforto térmico”, explica o meteorologista do Simepar, Fernando Mendes. “É provável que o tempo fique mais seco e quente em alguns dias, aumentando a evapotranspiração”.

As temperaturas mais altas devem ocorrer com mais frequência nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litoral. Segundo o Simepar, nos últimos anos, no verão, as temperaturas ultrapassaram 31ºC no Oeste em janeiro e 30ºC no Norte em março. As mínimas aconteceram no Sul (região de Guarapuava e União da Vitória), em torno de 16ºC em março.

O regime de chuvas deve se aproximar progressivamente da média climatológica, com distribuição irregular no tempo e no espaço, a exemplo dos eventos dos últimos meses, com tempestades intensas e rápidas. “Como observado recentemente, algumas áreas podem apresentar volumes acumulados mais significativos, a exemplo do Litoral do Estado”, afirma o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri. “Além disso, devem ocorrer tempestades isoladas bem intensas, que só poderão ser previstas em curto ou curtíssimo prazo”.

O verão é a estação mais chuvosa no Paraná. Fatores climatológicos favorecem as pancadas de chuvas localizadas e de curta duração, com raios, trovoadas, granizo e ventanias, que podem provocar alagamentos e deslizamentos. São comuns as sequências de dias com chuvas entre as tardes e as noites. Em alguns casos, as chuvas são fortes e bastante volumosas.

De acordo com a série de dados históricos existente no Simepar, entre 1997 a 2022, as chuvas variaram, por exemplo, entre 281 e 458 mm no Litoral no mês de janeiro, entre 263 e 374 mm no Litoral, entre 129 e 203 mm no Norte e 104 e 207 mm na região central no mês de fevereiro e entre 65  e 154 mm na região Oeste no mês de março, que encerra a estação.

No site www.simepar.br estão disponíveis informações atualizadas sobre as condições do tempo no quadro “Palavra do Meteorologista”. Também pode ser consultada a previsão do tempo para até quinze dias por município e região do Paraná. Além disso, podem ser visualizadas imagens de satélite, radar, raios, modelo numérico e telemetria. Informações também são divulgadas diariamente pelo Simepar nas redes sociais, no podcast Simepar Informa e no mapa tempo.

AGROMETEOROLOGIA – Na avaliação do campo, o prognóstico é favorável para as plantações de soja, milho, feijão, mandioca, cana-de-açúcar, café e frutíferas. Já as hortaliças demandam cuidado intensivo, pois podem ser afetadas por altas temperaturas e chuvas intensas de curta duração. As condições meteorológicas previstas também favorecem as pastagens.

“Se as previsões se confirmarem, as culturas agrícolas terão bom desempenho e ótima produtividade, pois estão em pleno desenvolvimento devido às chuvas ocorridas na primavera”, afirma a agrometeorologista do Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar-Emater (IDR Paraná), Heverly Morais.

“Para reduzir as perdas por erosão causadas por eventuais períodos de chuvas intensas, é muito importante fazer o manejo adequado do solo com práticas conservacionistas, como cultivo em faixas, sistema de plantio direto, uso de terraços e proteção de rios e nascentes”, recomenda a pesquisadora. Também devem ser evitadas condutas que provocam compactação do solo. Tais medidas melhoram os atributos físicos da terra, aumentando a infiltração e o armazenamento da água em profundidade.

tabela

ALERTA DA DEFESA CIVIL – Com base nas informações meteorológicas, a Defesa Civil Estadual envia alertas para a população sobre eventos que possam causar alagamentos ou inundações. No verão, esse alerta deve ser redobrado. Interessados em receber as mensagens devem cadastrar-se por SMS ou pelos aplicativos Telegram e WhatsApp. Acesse AQUI. Também são divulgadas orientações sobre como agir em caso de desastres naturais.

Fonte: AEN

Continue Lendo
Publicidade

Geral

CONSEG Marechal fará reunião ordinária amanhã para prestação de contas

O Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG Marechal, programou para esta quarta-feira (22) sua reunião ordinária.

O encontro acontecerá a partir das 7h45 no Quartel do Corpo de Bombeiros, que está em fase final de construção.

Na ocasião, os membros do CONSEG também farão uma visita às obras.

O Quartel do 3º Subgrupamento de Bombeiros – 4º Grupamento de Bombeiros, será inaugurada oficialmente no dia 28 de junho, a partir das 8h, com a presença de autoridades politicas e militares, com destaque para o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior; e o Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar, Coronel Antonio Schinda.

Dentre as pautas da reunião do CONSEG Marechal para esta quarta-feira, estará a prestação de contas da churrascada, evento para arrecadar fundos e que foi realizado pela entidade no mês passado.

Toda a imprensa é convidada a participar.

 

Continue Lendo

Geral

Mutirão do Emprego está em andamento no SINE de Marechal

A Agência do Trabalhador (SINE), está com o vento “Mutirão do Emprego”, em andamento, evento este que é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda.

O objetivo da ação é oferecer o intermédio das empresas que necessitam de trabalhadores com a população que gostaria de ser contratada, diretamente nas empresas em alguns casos e em outros com representantes das empresas nas dependências do próprio SINE, para que os empregadores façam contratações assertivas.

Sergio Marccuci, gerente da Agência do Trabalhador, SINE, de Marechal Cândido Rondon, explica sobre o evento, seus parceiros e objetivos…

 

Continue Lendo

Geral

Governador assina decreto de nomeação de 1.106 professores para rede estadual

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Os novos profissionais vão se somar aos 1.195 professores e pedagogos aprovados que já estão trabalhando na rede de ensino do Estado, também convocados a partir desse concurso de 2023. São professores de Educação Física, História, Química, Língua Portuguesa, Geografia, Física, Língua Inglesa, Matemática, Sociologia,, Filosofia, Arte, Biologia e Ciências.

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (20) o decreto de nomeação de 1.106 professores e pedagogos que vão reforçar a rede estadual de ensino em todas as regiões do Estado a partir das próximas semanas. Eles foram aprovados no concurso para o Quadro Próprio do Magistério realizado em junho de 2023. Na sequência, eles serão convocados para apresentação dos documentos exigidos para assinatura do termo de posse e podem se apresentar para divisão das aulas nos Núcleos Regionais de Educação.

São professores de Educação Física, História, Química, Língua Portuguesa, Geografia, Física, Língua Inglesa, Matemática, Sociologia,, Filosofia, Arte, Biologia e Ciências. As vagas são para carga horária de 20 horas, mas o candidato que concorreu a dois cargos (dois em docência ou um para professor docente e outro para professor pedagogo) poderá ter a carga horária de 40 horas semanais.

“Há muito tempo o Paraná não fazia um concurso público para professores. Pensando na modernização e na ampliação da oferta de educação no Estado, nós lançamos este concurso no ano passado, já fizemos um primeiro chamamento, e agora nomeamos mais um grupo de 1.106 professores que vão integrar o nosso corpo de profissionais e ter a oportunidade de dar aula na melhor educação do Brasil”, disse o governador.

Os novos profissionais vão se somar aos 1.195 professores e pedagogos aprovados que já estão trabalhando na rede de ensino do Estado, também convocados a partir desse concurso de 2023. A nova leva de professores faz parte da ampliação das vagas na rede. Antes desse concurso, o Paraná havia realizado processo seletivo dez anos antes, em 2013.

“O Governo do Paraná tem implementado uma série de iniciativas na rede estadual, principalmente voltadas para a expansão do ensino em tempo integral, aperfeiçoamento pedagógico, programas de intercâmbio e apoio às redes municipais. Com esses novos professores vamos dar prosseguimento a esse trabalho, mantendo a educação pública no topo do País”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

Fonte: AEN
Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.