O Parlamento Jovem no Paraná é um projeto destinado aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que pretendem trazer para dentro das escolas do estado o acompanhamento do transcorrer do processo eleitoral de escolha de um candidato a cargo eletivo, oportunizando aos estudantes conhecerem melhor a divisão dos poderes do Estado, em especial o Legislativo, debater problemas da comunidade e deliberar sobre sugestões de possíveis soluções com o intuito de promover maior formação política aos alunos da rede de ensino.
Conforme o coordenador das Escolas Civico Militares do Nucleo Regional de Educação de Toledo, Everson Grando, a finalidade é criar a oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação do futuro cidadão no Poder Legislativo e de acompanhar os procedimentos do processo eleitoral, a fim de estimular a formação política e cidadã, por meio de atividades que levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente o Legislativo e a importância da participação popular no Parlamento.
Eleitos e já diplomados pelo TRE do Paraná, tomaram posse na Câmara Municipal os vereadores eleitos em dois educandários cívico militares .
Do Colégio Frentino Sackser : Sabrina Rosssaci Santos, Alejandro Grutzmann Kuntz , Alquinder Olegário da Silva, Zidane Wendel da Silva Fruet , Moises Samir Otto, Keiliane Hahn Jose e Luiz Henrique dos Santos Ferreira.
Os suplentes são: Wellington Rafael Rohde – Eduarda Albrecht e Eduardo Lucas Correa.
Pelo Colégio Cívico Militar Marechal Rondon foram eleitos: Erick Nathan Olegario da Silva de Souza, Gabriel Henrique da Silva de Moura, Juliele Rosa Lopes Neves , Isabely Lutkmeyer Garcia Silva, Natália da Silva Antes, Iara de Almeida, e os suplentes: Guilherme Felipe Coutinho, Camilly Araújo e Ellen Hachmann.
Após o juramento e posse, foi eleito para presidente Moises Samir Otto, do Colégio Frentino Sackser, e para primeira-secretária Juliele Rosa Lopes Neves, do Colégio Marechal Rondon.
Marechal Cândido Rondon já tem, por Lei Municipal, uma Câmara Jovem eleita e empossada, processo coordenado pelo vereador João Eduardo dos Santos , o Juca, o mesmo explica como vai funcionar o projeto a partir de agora com os vereadores das escolas cívico militares….