Vereadores pedem redução da alíquota da taxa de iluminação publica

Na sessão desta semana do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, nove vereadores apresentaram indicação solicitando  ao governo municipal  redução na alíquota de cobrança da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública.

Durante manifestação na tribuna, o vereador Sargento Dionir afirmou que o balanço financeiro do COSIP permite a redução.

De acordo come ele, em maio de 2021 os recursos disponíveis especificamente para investimentos em iluminação pública chegaram a R$ 10,4 milhões.

Desse montante  à época cerca de  1  milhão e 500 mil reais  estavam empenhados para o pagamento de despesas, restando livres ainda  8 milhões e 900 mil reais.

Novo levantamento feito pelo mesmo vereador, em março deste ano, indicou que o caixa do COSIP dispunha de  16 milhões e meio de reais.

Essa quantia de recursos tem permitido que a Prefeitura invista na substituição de lâmpadas antigas por novas de LED em quase 11 mil pontos de iluminação pública no município, até 2024.

Mais eficientes e econômicas, a tendência é que com essa melhoria ocorra  economia nos custos do município com o pagamento da energia elétrica para iluminação pública à Copel e  esta economia , segundo os vereadores,  vai possibilitar a redução da alíquota da COSIP cobrada da população.

Conforme o vereador presidente da Câmara, Soldado Sauer, já houve uma sinalização positiva em relação ao pedido, de parte da administração municipal….