Rádio Difusora do Paraná

Vereadores rondonenses se manifestam contrários a novas praças de pedágio

A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou na sessão desta segunda-feira requerimentos em que há manifestação contrária à instalação de novas praças de pedágio no Oeste do Paraná.

 

 Eles também defendem tarifas menores 

 

Um dos requerimentos é de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos, o “Juca”, Claudio Kohler, Moacir Froehlich, Cristiano Metzner, o “Suko, Arion Nasihgil, Valdecir Schons, o “Paleta” e Iloir Padeiro.

Eles solicitam aos deputados federais do Paraná que defendam os interesses da população, que tem repudiado a construção de novas praças de pedágio na BR 163, nos trechos Mercedes-Guaíra e Toledo-Cascavel.

Além disso, os vereadores cobram os deputados federais para que defendam tarifas menores.

Segundo eles, a instalação de novas praças de pedágio gera, automaticamente, maiores custos de escoamento.

Os vereadores em questão pedem aos deputados federais que estejam atentos aos modelos e concessões que serão votadas e busquem a defesa por menores tarifas, pela segurança jurídica de haver obras em período de tempo proporcional e razoável, mas que não onerem cada vez mais o bolso dos cidadãos, que já passam décadas arcando com um modelo falido e sem resultados de real concretude.

Outro requerimento, de autoria dos vereadores Rafael Heinrich e “Paleta”, tem como destinatário o presidente Jair Bolsonaro e também solicita a exclusão das praças de pedágio na região previstas no novo projeto de privatização de estradas federais no Paraná.

Eles citam que a região é um dos celeiros do Brasil e a implantação de novas praças de pedágio contribuirá para a inflação dos alimentos em todo o país, que já chegou a 15% em 2020, segundo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo.

Os dois vereadores ainda enfatizam que no primeiro semestre de 2021 houve alta dos insumos necessários à produção de proteína animal, especialmente da soja (65,9%) e milho (72,3%), resultando em dificuldades por parte das agroindústrias da região.