Conectado com

Geral

Vertedouro de Itaipu permanecerá aberto por mais uma semana

Reprodução Itaipu

O vertedouro da usina de Itaipu voltou a escoar e a media foi 1.300 metros cúbicos de água por segundo, o equivalente à vazão média das Cataratas do Iguaçu, em época normal.

Medida fará com que mais de 200 mil toneladas de soja possam seguir para o mercado exterior 

Uma nova futura reabertura vai depender da programação do Operador Nacional do Sistema , que leva em consideração o melhor aproveitamento da água e da energia.

A operação de abertura é para ajudar a elevar o nível à jusante e permitir o escoamento da safra do Paraguai e da Argentina.

A reabertura inicial ocorreu na segunda-feira e ao longo de 12 dias, a usina deve contribuir diariamente com a vazão defluente média de 8.500 metros cúbicos por segundo, permitindo que o nível do rio à jusante da Usina suba entre 2 e 3 metros, segundo o superintendente de Operação da Itaipu, José Benedito Mota Júnior.

Com a abertura e o aumento do nível do Rio Paraná, mais de 200 mil toneladas de soja, avaliadas em 60 milhões de dólares, poderão seguir para o mercado exterior.

O superintendente de Operação da Itaipu disse que a abertura do vertedouro é necessária para ajudar a Itaipu a completar a defluência de 8.500 metros cúbicos por segundo, porque a usina tem produzido bem abaixo de sua capacidade e não consegue toda essa defluência média diária apenas com a geração de energia.

A causa é a redução da demanda por energia elétrica, tanto no Brasil como no Paraguai, devido às medidas de prevenção ao novo coronavírus.

Assim, o que não for atingido com a água turbinada, ou seja, que produz energia e volta para o rio, será compensado com a abertura do vertedouro, utilizando a água do reservatório.

Segundo Mota Júnior, durante 12 dias o sistema em Itaipu vai funcionar desta maneira, liberando gradualmente mais água.

Ele estima que o reservatório da usina será rebaixado, em 1,5 a 2 metros.

O reservatório estava, no início da semana, na cota normal, de 219,10 metros acima do nível do mar.

Mesmo com o rebaixamento, a usina continuará em plena condição de operar, visto que a demanda por eletricidade deverá demorar até normalizar.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Adetur inicia inscrições à 3ª etapa do 8º Circuito Regional de Cicloturismo em Pato Bragado

Dia 19 de maio será a vez do município de Pato Bragado receber os cicloturistas e apaixonados pelo pedal de toda a região.

É a 3ª etapa do 8º Circuito Regional de Cicloturismo – edição especial Caminhos do Iguaçu

As inscrições no 1º lote à R$ 100 + 10% da taxa de inscrição já estão abertas e são feitas por meio do site da Adetur Cataratas e Caminhos.

O local de concentração será o Centro de Eventos do Parque de Exposições de Pato Bragado.

Serão dois trajetos, um de 27 quilômetros e outros de 45 quilômetros que contemplam trilhas, rios, lagos, além das belezas do interior do município.

Haverá o sorteio de 4 bikes aro 29, além de diversos brindes de parceiros.

06h30 – Confirmação de inscrições e café da manhã (Obrigatório a apresentação de documento com foto para confirmação da inscrição realizada via boleto bancário)

8h15 – Concentração

08h30 -Saída

12 horas – Almoço e sorteio de brindes

O evento é uma promoção da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná (Adetur) e a organização e realização está por conta da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Pato Bragado e grupos de ciclistas da região.

 

Com Assessoria

Continue Lendo

Geral

Copagril promoverá Seminário de Suinocultura dias 24 e 25 de abril

A Cooperativa Agroindustrial Copagril realizará, nos dias 24 e 25 de abril, o evento: Seminário de Suinocultura 2024, que terá por local o Salão Social da Associação Atlética Cultural Copagril (AACC), em Marechal Cândido Rondon.

O encontro é voltado para associados da Copagril que trabalham no sistema de integração da Cooperativa e tem o propósito de difundir conhecimentos atualizados sobre manejo visando ao aumento dos resultados na suinocultura.

Em ambos os dias, o público presente terá oportunidade de assistir à palestra do professor da Universidade Federal do Paraná, Geraldo Camilo Alberton, que abordará o tema: “Reprogramando a mente para explorar o máximo da saúde e do desempenho dos suínos”. Também haverá participação de Rafael Cesar Bertol, que abordará o tema: “Cuidados com os suínos no inverno para o melhor resultado.

Após as explanações, a Copagril oferecerá uma premiação aos produtores que tiveram melhor performance em produtividade suína no ano de 2023.

Programação

Considerando as diferentes etapas do sistema produtivo, o Seminário de Suinocultura terá programação específica para cada fase:

Dia 24 de abril:

ÀS 08h30  Seminário voltado para os produtores de UPD;

Às 13h30  Seminário voltado para os produtores de Creche;

Dia 25 de abril:

Às 08:30  Seminário voltado para os produtores de Terminação.

O seminário em questão é somente para integrados, e os convites serão feitos pelos técnicos.

 

Fonte: Assessoria Copagril

Continue Lendo

Geral

Toledo recebe reconhecimento federal de emergência devido à dengue

Toledo e mais cidades do Paraná receberam nesta segunda-feira (15), o reconhecimento da Defesa Civil Nacional de situação de emergência. A medida ocorre porque os municípios têm um aumento significativo no número de casos de dengue.

A portaria oficial com a classificação de emergência foi publicada no Diário Oficial da União. Além de Toledo, a lista conta com os municípios de Barracão; Cruzeiro do Iguaçu; Goioerê; Pato Branco; Morretes; e Vera Cruz do Oeste. Além das sete cidades mencionadas, outros 129 municípios paranaenses

Com o reconhecimento da Defesa Civil, as prefeituras podem pedir recursos ao Governo Federal para ações de assistência humanitária, como compra de cestas básicas, água potável e aluguel de caminhões-pipa.

Número de casos no Ano Epidemiológico em Toledo

Conforme o último boletim divulgado pela Prefeitura de Toledo em relação à dengue, na última sexta-feira, 12. No momento, são 3.097 casos confirmados no ano epidemiológico. Infelizmente sete pessoas faleceram em decorrência da dengue no período.

Os cinco bairros com o maior número de casos são Jardins Europa/América (555), Jardim Facchini (215), Jardim Coopagro (212), Jardim Panorama (198) e Centro (182). O número de confirmações pode ficar ainda maior, pois há 718 pacientes aguardando resultados de exames.

 

Fonte: Toledo News

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.