Conectado com

Geral

Veterinário da ADAPAR denuncia falta de pessoal para fiscalização agropecuária na região

No início deste mês, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento reconheceu o Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação.

O ato foi oficializado por meio da Instrução Normativa 52, publicada em 11 de agosto, a qual começa a vigorar em 1º de setembro.

Além do Paraná, Acre, Rio Grande do Sul, Rondônia e partes dos territórios do Amazonas e do Mato Grosso também foram declarados áreas livre da doença sem vacinação.

A medida foi comemorada como mais um passo rumo para ao reconhecimento internacional por parte da Organização Mundial de Saúde Animal, o que deve ocorrer em maio de 2021.

Ainda neste mês, o Mapa deve encaminhar o pleito para que o Paraná seja reconhecimento internacionalmente como área livre de aftosa sem vacinação. porém, segundo o Sindicato dos Servidores da Defesa Agropecuária do Paraná, o status alcançado pelo Estado pode estar ameaçado pela falta de fiscalização adequada.

Isso foi revelado na segunda-feira passada,  durante a Tribuna Popular da sessão da Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, pelo médico veterinário Nilson de Freitas Gouvea.

Há 28 anos servidor de carreira da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, ele atua na unidade administrativa rondonense.

De acordo com Nilson, cita, por exemplo, que a unidade rondonense da Adapar conta hoje com apenas 1 médico veterinário para atender cinco municípios.

Somente nos seis primeiros meses de 2020, foram feitos pela unidade local 112 atendimentos de emergência com suspeita de doenças em rebanho e, além disso, ainda é realizado pelos servidores o atendimento em barreiras e a fiscalização em frigoríficos, entre outros serviços.

De acordo com o veterinário, a falta de mais funcionários compromete a qualidade dos trabalhos de defesa agropecuária, o que representa grandes riscos para as atividades rurais não só da região, mas de todos os Estado.

Nilson revelou que 40% dos servidores aprovados nos últimos três concursos públicos desistiram da carreira na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, pela falta de valorização e de estrutura para trabalhar.

Além disso, o concurso público previsto para acontecer em 2020 foi suspenso pelo Governo do Paraná devido à pandemia do novo Coronavírus.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Secretaria de Educação e Cultura dá início à formação continuada nos educandários

Foto: Assessoria

Os profissionais da educação de Pato Bragado estão participando da formação continuada desde o início da manhã desta quarta-feira, dentro da programação estabelecida anualmente pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que antecede o início do ano letivo de 2023.

Tendo como local o café colonial do parque de exposições, a abertura da programação e as boas-vindas foram repassadas pelo prefeito Leomar Rohden, o Mano e pelo vice-prefeito, John Nodari, além de demais autoridades, e direção dos educandários.

Hoje na parte da tarde, a pedagoga doutoranda em educação e gerente da divisão no setor de gestão escolar da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, Gislaine Buraki falará sobre o Fundeb.

As atividades seguem amanhã, no auditório da Escola Municipal Marechal Deodoro com os professores de educação infantil – de zero a cinco anos.

A pedagoga e mestranda em educação, Vanessa Furlan e a pedagoga, psicopedagoga e especialista em educação especial, Silvana Zanin trabalharão o tema Musicalização, psicomotricidade, contação de histórias, transição entre educação infantil e ensino fundamental.

Já os professores do ensino fundamental se reunirão em uma sala para discorrerem sobre alfabetização com a mestre em letras-linguística, Rosana Becker.

Na sexta-feira  os professores terão atividades nas salas de aulas dos seus educandários.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Rondonense de 61 anos fica ferida após ser atacada por cachorro solto na rua

Ela foi salva por vizinhos que afastaram o animal

 

Na tarde de ontem (31) a Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon foi acionada para prestar apoio ao Corpo de Bombeiros na rua Colombo esquina com rua Paraná, onde uma senhora foi mordida por um cachorro solto na rua.

A mulher de 61 anos teve um ferimento e sangramento na perna, devido a mordida do animal.

Segundo a vítima, ela passava pela rua quando foi atacada, sendo salva por vizinhos que afastaram o cão.

Os policiais conversaram com a dona do animal sobre os cuidados e a responsabilidade dela como tutora, e ela disse estar ciente da situação.

A idosa foi encaminhada para atendimento médico na UPA. Ela também foi orientada, sobre caso tivesse interesse em representar contra a responsável pelo cachorro.

 

 

Fonte: Aquiagora

Continue Lendo

Agricultura

Eleito e empossado o novo conselho de administração da Copagril.

Foto: Copagril

Cerca de 400 pessoas entre associados, dependentes , representantes de cooperativas agropecuárias e de crédito da região e servidores, participaram na tarde desta terça-feira (31) da Assembleia Geral Ordinária da Copagril.

Dentre os diversos itens da ordem do dia, destaque para a prestação de contas da movimentação financeira de 2022 e a eleição e posse do novo conselho de administração e conselho fiscal.

O mandato do novo conselho de administração vai até 2026 sob a presidência de Elói Darci Podkowa; com Cesar Luiz Petri (Vice-Presidente) e Ademir Luis Griep (Secretário).

Os conselheiros vogais eleitos e empossados são: Edson Luiz Sulzbach, Ailton Eger,  Paulo Luiz Schreiner, Olivio José Hermann, Ademir Jasper , Alexandre Ricardo Wickert Vilmar Fulber  e Ricardo José Kemfer.

O Conselho Fiscal eleito para a gestão 2023 tem como membros efetivos: Valmor Francisco Kaiser,  Cristiano Weschenfelder e Leandro Ricardo Vivian.

Os membros suplentes são:  Juzemar Ferronato, Carlos Roberto Salamon e Nilton Fischer.

Ao se despedir do conselho de administração   após cerca de 30 anos, o então presidente Ricardo Chapla afirmou que sai com a  certeza de ter feito sua parte  no processo de crescimento da Copagril…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.