Rádio Difusora do Paraná

Vídeo: líder do PCC desembarca no aeroporto de Cascavel

Sob forte esquema de segurança ele seguiu neste domingo para Catanduvas…

 

Gilberto Aparecido dos Santos, o “Fuminho”, apontado como líder do PCC, já está no presídio de Catanduvas. Um vídeo divulgado pela Ponte Jornalismo mostra o desembarque dele, em voo da FAB em Cascavel, sob forte esquema de segurança.

Foragido há mais de 20 anos, ele foi preso em Moçambique no último dia 13 e é considerado um dos criminosos mais procurados pelo Brasil, tendo atuado à frente de um cartel de drogas baseado na Bolívia que alimentou por anos a facção Primeiro Comando da Capital (PCC) com armas e cocaína.

A Polícia Federal afirmou que já monitorava “Fuminho” há tempos, sendo que ele estava há cerca de um mês em Moçambique, onde foi encontrado com drogas e com um passaporte brasileiro falso que foi confeccionado na Bolívia.

A lista do Ministério da Justiça indica que Fuminho fugiu da prisão em 1998 para o Paraguai e Bolívia. Ele é apontado ainda como um dos responsáveis pela logística do plano de fuga de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, maior líder do PCC, da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, em 2014.

CGN/Estadão.