Conectado com

Geral

Votação de processos disciplinares contra três vereadores de MaL Rondon será amanhã

O Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon marcou para amanhã as sessões extraordinárias para votação dos processos disciplinares por suposta quebra de decoro parlamentar por parte dos vereadores Nilson Hachmann, Dorivaldo Kist (Neco) e Adelar Neumann.

Além de publicar os editais de convocação para estas sessões extraordinárias, a Casa de Leis também convocou suplentes para substituírem aqueles vereadores que estão impedidos de votar, conforme cada processo.

A primeira sessão, às 9 horas, será a de julgamento do vereador Nilson Hachmann.

Ele responde por, supostamente, utilizar empresas jurídicas em nome de terceiros, mas que seriam de propriedade dele, para participar de processos licitatórios e fazer venda direta à Prefeitura, o que é proibido por lei.

A comissão processante é formada pelos vereadores Pedro Rauber, presidente; Valdir Port (Portinho), relator; e Vanderlei Sauer, membro.

Os vereadores impedidos de participar desse julgamento são: Adelar Neumann, Neco e Josoé Pedralli.

Para tanto, foram convocados os respectivos suplentes: Reinar Seyboth, Maria Amália Ritt Haab e Lauri Gaier.

A sessão de julgamento do vereador Neco está marcada para as 10 horas.

Ele é investigado por, supostamente, exigir metade do salário de servidora comissionada da Prefeitura, que teria sido indicada por ele ao cargo.

A comissão processante tem como presidente, Gordinho do Suco; relator, Adriano Backes; e membro, Ronaldo Pohl.

Estão impedidos de participar da sessão os vereadores Adelar Neumann, Arion Nasihgil e Nilson Hachmann.

Os respectivos suplentes serão: Reinar Seyboth, Maria Amália Ritt Haab e Valdecir Schons (Paleta).

A última sessão de julgamento, às 11 horas, será a do vereador Adelar Neumann.

Assim como Neco, ele também é acusado de exigir metade do salário de servidor comissionado da Prefeitura, que teria sido indicado por ele ao cargo.

A comissão processante conta com Adriano Cottica, presidente; Adriano Backes, relator; e Arion Nasihgil, membro.

Ficam impedidos de participar da sessão os vereadores Neco, Nilson Hachmann e Vanderlei Sauer, sendo convocados os suplentes Maria Amália Ritt Haab, Paleta e Reinar Seyboth.

As sessões serão transmitidas pelo site do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon.

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Corrida da Acorre Rondon reúne centenas de crianças no Estádio Municipal

Dezenas de crianças, com idades entre 05 e 15 anos, participaram no sábado no Estádio Municipal Valdir Schneider, de Marechal Rondon, da 7º edição da Corrida Kids, promovida pela Acorre Rondon.

Com inscrições gratuitas, o evento teve ainda o cunho social de arrecadar material escolar para serem repassados às crianças menos favorecidas.

A presidente da prova, Arlete Kempfer, agradece a todos os envolvidos..

Continue Lendo

Geral

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

Novo lote completa lista de 521 cidades que receberão o imunizante

 

O Ministério da Saúde informou que vai enviar doses de vacinas contra dengue para mais 29 municípios nos próximos dias. O novo lote vai completar a lista de 521 municípios selecionados para receber as doses até a primeira quinzena de março. Até o momento, 492 cidades já receberam os imunizantes.

A vacinação contra a dengue começou neste mês e é destinada à aplicação em crianças de 10 e 11 anos. Até o fim deste ano, a vacinação com a Qdenga, nome comercial do imunizante, será ampliada para adolescentes de 12,13 e 14 anos que moram nos 521 municípios.

Os municípios foram escolhidos para receber os primeiros lotes das vacinas por estarem localizados em áreas de com alta incidência da dengue tipo 2 (Sorotipo 2), que provoca infecção mais grave da doença.

A restrição de regiões que vão receber a vacinação foi feita diante das dificuldades apresentadas para produção e oferta da vacina, elaborada pelo laboratório Takeda. A partir da entrega de mais carregamentos, a vacinação será ampliada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o Ministério da Saúde, foram compradas 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão mais 9 milhões.

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. Em dezembro do ano passado, a pasta anunciou a incorporação do insumo no SUS.

Pelo menos seis estados já declararam situação de emergência devido aos casos registrados de dengue na população. Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal estão na lista.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Geral

Cojem Marechal comemora 30 anos com legado de transformação e impacto positivo na vida de centenas de jovens

Foto: Assessoria

O Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon (Cojem Marechal), vinculado à Acimacar, completou no sábado três décadas de existência, marcadas por uma trajetória repleta de conquistas, comprometimento e crescimento pessoal e profissional dos seus membros.

Desde sua fundação, em 1993, o Cojem tem sido um catalisador de mudanças transformadoras na vida de centenas de jovens lideranças e empresários.

Para celebrar as três décadas de fundação, o conselho organizou um café no sábado, que contou com a presença de ex e atuais membros, e lideranças da sociedade.

Paulo Grenzel, atual presidente da Acimacar, reconhece o Cojem como um pilar essencial na história da associação comercial, enaltecendo o legado de líderes que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento dos jovens no município.
O vice-presidente dos Núcleos Setoriais da Acimacar, Rodrigo Glesse, evidenciou a importância do Cojem na formação de jovens lideranças, na contribuição para o desenvolvimento da classe empresarial local e a constante transformação que os participantes experimentam ao longo de sua jornada no conselho.

Relembrando o início da jornada, Sandro Scherer, o primeiro presidente do Cojem Marechal, destacou o crescimento pessoal dos membros ao longo dos anos e o compromisso contínuo com o propósito inicial de desenvolvimento humano e empresarial.

A presidente da gestão 2023/2024, Alana Ferreira, destacou as realizações recentes do conselho, enfatizando seu papel transformador na comunidade.

Fundado em 24 de fevereiro de 1994, o Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon completa este ano três décadas de uma trajetória dedicada ao desenvolvimento do empreendedorismo e à formação de novas lideranças.

Composto atualmente por 16 conselheiros atuantes, o Cojem tem como missão promover o fortalecimento do associativismo, integrar os jovens com a comunidade e ser uma referência de liderança empreendedora. Seus valores fundamentais incluem integridade, associativismo, crescimento contínuo, empreendedorismo, liderança, reconhecimento e comprometimento.

 

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.