Rádio Difusora do Paraná

Zerar imposto para importar milho e soja demonstra fragitidade no abastecimento

Na opinião do especialista em análise do mercado agropecuário, João Luiz Nogueira, a medida do Governo Federal de zerar o imposto para a importação de milho e soja expõe a fragilidade de política para o abastecimento interno.

 

Conforme já divulgado na Rádio Difusora do Paraná, na sexta-feira da semana passada o Comitê Executivo de Gestão, ligado à Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, zerou as tarifas de importação de milho e soja até final do primeiro trimestre de 2021.

Isto acontece num momento de falta dos produtos pra atender a demanda interna e consequente elevação dos custos, sobretudo, para os produtores de carnes, com destaque para suinocultores e avicultores.

O pedido para que esta medida fosse tomada, tinha sido protocolado junto ao Ministério de Agricultura e Abastecimento ainda em meados de setembro pela Associação de Proteína Animal, pois a falta e elevação dos custos já comprometiam a renda no campo.

Este episódio, expõe uma fragilidade da política do governo pra o setor rural no que se refere a manter estoques reguladores para suprimento da demanda nesse momento.

O analista de mercado, João Luiz Nogueira, colaborador da Rádio Difusora do Paraná no Programa Bom Dia Minha Terra,  espera que isso sirva de aprendizado, porque este cenário de alta liquidez deve permanecer e exportações também, pois o principal alicerce estão ligados aos fundamentos mais importantes do mercado que é a oferta e demanda, que devem continuar ajustadas…….

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2020/10/FAN-PACHECO-1.mp3?_=1