Comércio rondonense deve voltar a funcionar a partir de amanhã

Em reunião realizada ontem, na Prefeitura, o Centro de Operações de Emergência de Marechal Cândido Rondon discutiu a prorrogação do lockdown até amanhã, quarta-feira, anunciada pelo Governo do Paraná na última sexta-feira, além das demais medidas divulgadas pelo Estado.

Também avaliaram o atual quadro de Covid no município.

Na ocasião, os integrantes do COE decidiram que o município vai seguir as determinações, conforme previsto no decreto divulgado pelo Estado na sexta-feira e que passam a valer a partir de amanhã.

A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon deve emitir hoje um decreto municipal com algumas recomendações, que passarão a valer também a partir de quarta-feira.

Amanhã passa a valer no Paraná o novo decreto do governo estadual para a retomada das atividades consideradas não essenciais e das aulas presenciais.

Segundo o governador Ratinho Junior, o atual decreto com restrições vale até esta terça-feira e amanhã haverá novos regramentos.

Por uma semana, de quarta-feira, dia 10 até 17 de março, o decreto prevê flexibilização de serviços e outras mudanças. Serviços não essenciais poderão abrir novamente, mas devem fechar no m de semana dos dias 13 e 14; Comércio de rua e galerias e outros estabelecimentos de serviços não essenciais podem abrir em cidades com mais de 50 mil habitantes, das 10 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, com limitação de 50% da capacidade;

Escolas e universidades particulares, em modelo híbrido, podem voltar às aulas a partir de quarta-feira.

Na rede pública, o retorno está previsto para a segunda-feira, dia 15.

A taxa de ocupação das salas de aula não pode ultrapassar 30% da capacidade; Academias podem voltar a atender, das 06 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com limite de 30% de ocupação; Shoppings podem reabrir, das 11 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, com limite de 50% da capacidade; Restaurantes, bares e lanchonetes podem atender entre 10 e 20 horas, de segunda a sexta-feira, com limite de capacidade de 50%.

Podem atender 24 horas e aos fins de semana por modalidade de entrega; Igrejas e atividades religiosas podem funcionar com até 15% da capacidade

Atividades com aglomeração, como cinemas, eventos, museus, festas, reuniões com aglomeração, confraternizações familiares ou de empresas, continuam suspensas, enquanto que as atividades essenciais como farmácias, supermercados, clínicas médicas continuam liberadas.

Já o Toque de recolher das 20 às 05 horas e proibição da venda de bebidas alcoólicas neste horário continuarão em vigor.