Inicia o Curso de Formação de Professores no Programa Cooperjovem

Educadores de várias escolas dos municípios da área de atuação da Copagril participaram ontem do primeiro encontro do Curso de Formação de Professores no Programa Cooperjovem.

Cinco encontros ocorrerão ao longo do ano

O programa é realizado em parceria entre Copagril, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop/Pr, secretárias de educação, escolas e educadores, possibilitando ações e projetos para fomentar as práticas cooperativistas por meio de atividades educacionais que incentivam o desenvolvimento cooperativo das crianças.

O encontro com os profissionais de educação teve por objetivo apresentar a aplicação do PEC – Projeto Educacional Cooperativo, conjunto de ações que norteiam as atividades propostas para as escolas e turmas envolvidas no Cooperjovem.

Os educandários atendidos pela Copagril, em sua área de atuação, trabalham principalmente com alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas públicas, mas as ações colaboram para o envolvimento de toda escola, pais e comunidade em projetos cooperativistas.

Para o primeiro módulo, um dos cinco encontros programados, a orientadora Carmem Machado trabalhou com os principais pontos do PEC e apresentou as propostas de organização.

Os educadores presentes puderam acompanhar, tirar dúvidas e atualizar as informações referentes ao programa e projeto.

O Projeto Educacional Cooperativo é o principal conjunto de organização para o desenvolvimento dos projetos do Cooperjovem.

Conforme a assessora de Cooperativismo da Copagril, Patrícia Carine Thomaz, “esses encontros de orientação são importantes para as práticas que serão realizadas durante o ano, pois o PEC é o principal elemento e sobre ele podem ser programadas diversas ações e projetos envolvendo os educadores e alunos, mas não só eles, também toda a escola, os pais e comunidade onde as instituições estão inseridas”.

Os professores que participaram do curso terão novos encontros e os projetos poderão ser realizados durante o ano, integrando ações sobre as demandas locais de cada escola e/ou projetos estaduais, como o caso do Concurso Estadual de Redação Cooperjovem.