União libera novos recursos para as obras de duplicação da BR-163

O deputado federal José Carlos Schiavinato está anunciando a liberação de mais recursos para as obras de duplicação da BR-163, no Oeste e no Sudoeste do Paraná, evitando a paralisação dos serviços.

A BR-163 está sendo duplicada em dois trechos, com dois consórcios diferentes: de Toledo a Marechal Cândido Rondon, no Oeste, e de Cascavel a Marmelândia, distrito de Realeza, no Sudoeste do Estado.

O primeiro trecho foi orçado em 306 milhões e 500 mil reais, enquanto o orçamento para as obras do segundo trecho é de 579 milhões, porém ainda não há a totalidade dos recursos disponíveis.

O problema maior na rota ao sudoeste paranaense, haja vista que o trânsito é muito lento e há poucos trechos com terceiras faixas, onde os motoristas conseguem desviar dos caminhões.

Com a obra, tachões foram instalados no meio da pista simples para impedir que os veículos ultrapassem e há ainda barreiras de concreto entre as duas pistas, que também têm gerado colisões.

Entre Toledo e Marechal Cândido Rondon as obras seguem normalmente, mas mesmo assim, jamais houve qualquer informação sobre garantia de prazo de conclusão.

A demorada para a conclusão também está comprometendo o pavimento existente, especialmente em razão do aumento no tráfego de caminhões nesse período de safra de grãos.

Uma boa notícia está sendo dada pelo deputado federal José Carlos Schiavinato, que ontem recebeu a confirmação de mais recursos para a duplicação nos dois trechos da BR-163.