Paraná precisará de 88 mil pessoas trabalhando nas 22 mil seções eleitorais
Com as alterações do calendário para as eleições deste ano, quando serão escolhidos prefeitos e vereadores, a partir desta terça-feira, os juízes eleitorais começam a nomear os membros das mesas receptoras e o pessoal de apoio logístico dos locais de votação para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.
Em todo o Paraná, aproximadamente 8 milhões de eleitores estão aptos a votar e até segundo o TRE, 42.400 eleitores se cadastraram para atuar na função mesário.
No entanto, o total de mesários esperado para atuar nas 22 mil seções eleitorais em todo o estado é de pelo menos 88 mil.
Recentemente o TSE aprovou quatro resoluções que adequam as datas relacionadas ao processo eleitoral por conta do adiamento das eleições para novembro.
Entre elas, o Calendário das Eleições Municipais de 2020.
Algumas novas datas já estavam previstas na emenda, como a das convenções partidárias para deliberar sobre escolha de candidatos e coligações, que passaram para o período de 31 de agosto a 16 de setembro, enquanto o prazo final para o registro de candidaturas foi transferido para 26 de setembro.
Por outro lado, em um mundo dominado por smartphones, tablets entre outras formas de acesso e disseminação de conteúdo na internet, quem tem maior alcance tende a influenciar opiniões.
Isso porque hoje, definitivamente, as redes sociais estão cada vez mais com um papel de campanha ativa, ou seja, de favorecimento.
Aqui no Paraná cinco cidades possuem mais de 200 mil eleitores e poderão ter segundo turno: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e
Cascavel.