Escassez hídrica obriga SAAE a definir novo racionamento na cidade

A falta de chuvas expressivas observadas desde junho do ano passado tem agravado a escassez hídrica nos poços artesianos responsáveis

pelo abastecimento de água na sede de Marechal Cândido Rondon.

 O cronograma será iniciado na semana que vem  

Conforme a equipe técnica do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, há dificuldade na recuperação dos níveis dos reservatórios,

Segundo a autarquia, foi verificado que na semana passada que o nível máximo da Região de Abastecimento 2 é de 60% e 70% no início da manhã e ao fim do dia o nível está abaixo dos 20%, números que, enaltece a equipe técnica, demonstra que os poços e captações estão trabalhando em sua capacidade máxima, arriscando, desta forma, a perda de fontes de abastecimento e a possibilidade de tornar a situação ainda mais crítica, uma vez que as precipitações vêm apresentando quedas significativas, sem previsão de normalização.

Por conta desta situação, o Saae emitiu nota na tarde desta segunda-feira, dia 20, informando ser necessário aumentar o tempo de recarga destes mananciais a fim de recuperar o nível e vazão destes poços.

A programação de racionamento no sistema de distribuição de água

será alterado com o objetivo de obter melhoras na produção de água na sede municipal.

A partir de agora, nas segundas e quartas-feiras o racionamento vai afetar a região 1, das 14 às 02 horas do dia seguinte, com previsão de normalização às 08 horas, dependendo da localização.

Nas terças e quintas-feiras afetará a região 2, das 14 às 02 horas do dia seguinte, com previsão de normalização às 08 horas, dependendo da localização.

A equipe técnica do Saae alerta que outras fases de racionamento poderão ser aplicadas, caso necessário.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto pede para que a população utilize a água de forma racional, evitando o uso de mangueira para lavar veículos, lavar calçadas, regar jardins, entre outras atividades, e que utilize água apenas para atividades essenciais.