Rádio Difusora do Paraná

A Personalidade da Semana busca conscientização sobre depressão e suicídio

Responsável direta pelos casos de suicídio e afetando mundialmente mais de 320 milhões de pessoas, a depressão, também conhecida como “o mal do século XXI”, será amplamente destacada em “A Personalidade da Semana”.

 

Em todo o Brasil, segundo os últimos anos pesquisados, houve uma alta de 681,82% no número de mortes decorrentes de episódios depressivos entre 1996 e 2017, sendo 354,55% somente no Estado do Paraná.

As causas possíveis da depressão incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia.

Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais, incluindo pensamentos suicidas.

O primeiro passo para superar a doença, que afeta pessoas de todas as idades e estilos de vida, é conversar mais sobre o assunto, contudo a dificuldade ainda existe porque há pouca compreensão da sociedade.

A considerar que setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, em “A Personalidade da Semana”, a Rádio Difusora do Paraná procurará conscientizar a população a ajudar as pessoas que enfrentam a depressão.

Para tanto foram convidados o médico psiquiatra Roberto Machado, a psicóloga Luciana Borgmann, a secretária municipal de Saúde, Marciane Specht, e o padre André Boffo Mendes, da Paróquia Maria Mãe da Igreja, do Bairro Botafogo.

Tendo em vista que a depressão é uma doença difícil de ser curada totalmente, o doutor Roberto aponta como fundamental para amenizar o sofrimento das pessoas enfermas o amor de seus próximos..

https://radiodifusora.net/wp-content/uploads/2019/08/FAN-PACHECO-1-1.mp3?_=1

A entrevista completa sofre depressão e suicídio será levada ao ar neste sábado, a partir das 11h00, em “A Personalidade da Semana”, e reprisada no Jornal de Domingo, ao meio-dia.