Conectado com

Geral

Acimacar repassa alimentos à Casa de Apoio da Uopeccan

Acimacar

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, Ricardo Leites de Oliveira, realizou ontem a doação de alimentos para a Casa de Apoio Hospital do Câncer de Cascavel – Uopeccan.

Foram repassados para a instituição 540 quilos de alimentos não perecíveis, arrecadados como forma de ingresso à palestra promovida pela Acimacar que trouxe ao município o Juiz Federal Marlos Melek, um dos autores da reforma trabalhista brasileira.

O evento reuniu cerca de 700 pessoas no Auditório Ecos da Liberdade.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Aeronaves do Governo já coletaram 1.457 amostras para testes de coronavírus

Divulgação

As aeronaves do Governo do Estado já coletaram 1.457 amostras de material para testes do novo coronavírus nas regionais de Saúde do Paraná, segundo levantamento da Casa Militar, órgão responsável pela operação logística do transporte.

As aeronaves da frota contabilizaram 73 horas e 20 minutos de voo em apenas duas semanas (23 de março a 5 de abril), o que significa três dias ininterruptos de deslocamento

Essa logística foi desenhada com apoio da Secretaria de Estado da Saúde e ajuda a mapear melhor e mais rápido a circulação do novo coronavírus, além de possibilitar o diagnóstico preciso aos pacientes a partir do teste de detecção realizado no Laboratório Central do Estado (Lacen-PR), em São José dos Pinhais, que é referência no Paraná para esse tipo de exame (RT-PCR).

Apenas as amostras de Curitiba (e região) e Ponta Grossa não contam com apoio aéreo pela proximidade.

Segundo o governador Carlos Massa Ratinho Junior, essa ação integrada permite ao Paraná delinear estratégias mais certeiras de combate à Covid-19.

O secretário estadual de Saúde Beto Preto ressalta que a logística auxilia principalmente no tratamento e na orientação por parte das equipes médicas que trabalham diretamente com os pacientes, infectados ou não pelo novo coronavírus.

A frota de aeronaves que a Casa Militar está utilizando é composta por quatro aviões – um Cessna Caravan, dois Sênecas III e o King Air 350 – e mais um helicóptero.

Aeronaves da Polícia Militar e da Polícia Civil também são usadas conforme a necessidade.

As regionais que mais demandaram transporte de amostras até o momento foram Cascavel, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Maringá e Londrina, Pato Branco e Umuarama: juntas, elas englobam 141 municípios.

Continue Lendo

Geral

Consamu tem inscrições abertas para Processo Seletivo Simplificado

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) do Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná – Consamu.

Há vagas para Assistente Social, Fisioterapeuta, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em segurança do trabalho e Técnico em farmácia, para atuarem no Hospital de Retaguarda, em Cascavel.

Para inscrever-se, o candidato deverá comparecer à sede do Consamu/Setor de Recursos Humanos, localizada na Rua Uruguai, 283, Bairro Alto Alegre, em Cascavel – PR, até o dia 15 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas, horário de Brasília, de segunda a sexta-feira.

O critério utilizado para a escolha dos candidatos é a análise de currículo.

Continue Lendo

Geral

Santa Helena tem morte suspeita de Covid-19 e isolamento é necessário

A Secretaria Municipal de Saúde vem a público atualizar a situação do coronavírus no município. Nesta segunda-feira (6) a equipe de Saúde municipal foi notificada de um possível óbito causado por coronavírus em uma paciente santa-helenense internada no Hospital Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand.

A vítima é uma mulher de 47 anos, que procurou o serviço de Saúde na sexta-feira (4), no período da tarde. Ela estava em casa e chamou uma ambulância, pois começou sentir falta de ar. O transporte encaminhou a paciente até o Centro de Atendimento à Síndromes Respiratórias, onde foi realizada a consulta médica e posterior encaminhamento para internamento na Policlínica Santa Helena, ainda na sexta.

Com a rápida piora do quadro, ela foi incluída na central de leitos que fez a regulação para a UTI do Hospital Moacir Micheletto. No domingo (5) ela veio a óbito em Assis Chateaubriand.

“Após a morte, a equipe do hospital não notificou o município, avisando apenas a família para realizar os trâmites necessários para o translado do corpo. Nem os familiares e os agentes da funerária sabiam que se tratava de um caso suspeito de covid-19, portanto nenhuma medida de prevenção foi tomada. Foi um erro de protocolo gravíssimo do hospital.” explica a secretária municipal de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.

A equipe da prefeitura tentou entrar em contato com a direção do hospital e não recebeu retorno até às 17h desta segunda. “Estamos tomando todas as medidas necessárias e entrando em contato com familiares e trabalhadores da funerária. Todos devem ficar em isolamento domiciliar e serão acompanhados pela equipe do Call Center até o resultado do exame” explica a secretária.

A coleta da amostra foi realizada no hospital e já foi encaminhada ao Lacen-PR, que deve divulgar o resultado nos próximos dias.

Orientações – O período médio de incubação do coronavírus é de 5 a 14 dias. Os sinais e sintomas da COVID-19 são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Os principais são febre, tosse seca, dificuldade para respirar e insuficiência renal, em casos mais graves. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.

Quem tiver retornado do exterior ou apresentar qualquer um desses sintomas deve entrar em contato com a equipe do Call Center pelo telefone 45 3268 8366 ou 45 9 9947 6897.

Confira aqui os números detalhados:

Casos Suspeitos – 1
Casos Confirmados – 0
Casos Descartados – 2
Isolamento Domiciliar – 37
Pacientes internados por problemas respiratórios – 1

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.