Geral
Alimento por ingresso da Expo Rondon pode ser trocado ainda hoje

Publicado em:
Segue intensa a movimentação no Parque de Exposições de MaL Rondon para festa dos 59 anos de emancipação, cuja programação será aberta oficialmente nesta quinta-feira.
A montagem de estandes para a Expomar, no Centro de Eventos Principal, está praticamente pronta; bem como a Arena de Rodeio que terá programação na sexta-feira, sábado e domingo, sempre a partir das 20 horas.
No Estádio Municipal Valdir Schneider, a estrutura de palco e camarotes esta praticamente pronta, para receber os shows nacionais de Luan Santana na quinta-feira; Mateus e Kauan na sexta; e Zezé di Camargo e Luciano no sábado.
Hoje, é o último dia para fazer a troca de um quilo de alimento não perecível – menos sal e fubá – por ingresso para os shows da Expo Rondon.
A partir de amanha, o valor unitário do ingresso será de 22 reais por show; já o passaporte para os três shows, terá o custo de 55 reais.
Os alimentos podem ser trocados na prefeitura – no escritório da Assemar; nas Igrejas Assembleia de Deus, Verdade que Liberta, Luterana Cristo, Martin Luther, Congregacional, Quadrangular II, Luterana Alvorada, e Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
De acordo com o diretor-presidente da PROEM – Fundação Promotora de Eventos, Anderson Loffi, quem reside longe de Marechal Rondon, poderá fazer a compra do ingresso através da internet, no link disponível em www.exporondon.com.br.
Para os três dias de shows no Estádio Municipal estão sendo comercializados camarotes (para até 10 pessoas) e áreas VIP (para até seis pessoas).
Os valores variam conforme a localização escolhida e a aquisição deverá ser realizada na sede da PROEM, na prefeitura rondonense.
Anderson Loffi reforça que hoje é o último dia para fazer a troca de alimento por ingresso para show da Expo Rondon; e que a partir de amanhã o ingresso custará 22 reais.
Ouça Anderson Loffi

Geral
Acimacar promove café e palestra para celebrar o Dia da Indústria

Publicado em:
Um café matinal nesta quarta-feira, na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon reunirá dirigentes e empresários para celebrar o “Dia da Indústria”.
Além de recepcionar os associados do setor com café da manhã, para celebrar o Dia da Indústria a entidade também promove a palestra “Indústria 4.0”, com o Engenheiro Mecânico e palestrante credenciado pelo Sebrae, Elpidio Costa.
A Indústria 4.0 engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no Brasil e no mundo.
O evento promovido pela Acimacar objetiva motivar a troca de experiências entre os empresários, trazer conhecimento e novas informações que podem ser aplicadas no cotidiano das empresas, fortalecendo a classe e, consequentemente, o crescimento das empresas e do setor industrial como um todo.
De outra parte, também fazendo parte da programação voltada aos industriais do município, a Acimacar fará nesta sexta-feira o lançamento do Fórum Empresarial 2022.
A presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon, Carla Rieger, comenta sobre mais estas duas iniciativas da entidade….
Geral
Câmara de Vereadores aprova contas do ex-prefeito Edson Wasem de 2007

Publicado em:
Por unanimidade, o Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon aprovou ontem (23) o Projeto de Decreto-Legislativo 6/2022. Ele dispõe sobre a regularidades das contas do Município no exercício de 2007, durante o governo do prefeito Edson Wasem.
A decisão dos vereadores seguiu o Acórdão de Parecer Prévio 24/2022, da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).
O órgão fiscalizador foi favorável à aprovação das contas. Porém, apresentou a ressalva de que, naquele ano, o Município realizou movimentação de recursos em banco privado, o que fere o artigo 164 da Constituição Federal, bem como o artigo 43 da lei de Responsabilidade Fiscal.
Como regra, o caixa dos Municípios deve ser mantido em instituições financeiras oficiais, ou seja, aquelas que sejam empresas públicas ou sociedade de economia mista da União ou dos Estados-membros.
Reféns
Na discussão que antecedeu a votação do Projeto de Decreto-Legislativo 6/2022, o vereador Moacir Froehlich defendeu a aprovação das contas do Município do exercício de 2007. Ele, que também foi prefeito de Marechal Cândido Rondon de 2009 a 2016, criticou a ressalva manifestada pelo TCE-PR.
“Este é mais um exemplo do quanto prefeitos e presidentes de Câmara estão enroscados no Tribunal de Contas por coisas mínimas. Falo isso porque também tenho pendências. Não só eu, mas também outros ex-prefeitos no Paraná inteiro”, desabafou Moacir Froehlich.
Segundo ele, por pequenos detalhes, gestores públicos muitas vezes precisam responder a processos e, em diversos casos, são obrigados a devolver dinheiro aos cofres públicos.
“Nosso Tribunal de Contas (do Paraná) é uma máquina de arrecadação de dinheiro de pessoas públicas por coisas ínfimas. Vou aprovar (as contas de 2007) porque sei o quanto isso perturba os homens públicos, pessoas de bem. O prefeito, às vezes, vira refém de pequenas coisas”, lamentou.
Na avaliação de Moacir Froehlich, para que os governos possam executar as obras e ações no ritmo demandado pela população, sem riscos de punições aos gestores públicos por pequenos detalhes, é urgente fazer a reforma administrativa no País. “Para que possamos superar essa burocracia”, ressaltou.
Geral
Secretaria de Saúde rondonense registra mais um óbito por Covid-19

Publicado em:
ÓBITO 180: Sexo feminino, 78 anos. Os sintomas iniciaram no dia 08/05.
Dirigiu-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em 12/05, quando foi realizado o teste antígeno com resultado positivo. No dia seguinte foi transferida para Palotina. O óbito foi registrado em 21/05.
Comorbidade: hipertensão.
Fonte: Assessoria