O anúncio da antecipação do 13º salário de 2021 dos aposentados e pensionistas do INSS é esperado para esta ou no máximo a próxima semana.
A Previdência Social já declarou que a decisão é da presidência da República e o presidente Jair Bolsonaro quanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, garantiram que o adiantamento ocorreria no caso de o Orçamento ser aprovado no Congresso Nacional.
Isso aconteceu na quinta-feira à noite, mas houve remanejamentos que ainda são analisados pelo governo federal pois algumas emendas aprovadas pelos parlamentares exigem alteração no fluxo de recursos da União, inclusive da Previdência.
Serão liberados 50 bilhões de reais em duas parcelas, em abril e maio, beneficiando cerca de 30 milhões de brasileiros
No ano passado, a antecipação esteve entre as primeiras medidas do governo federal para amenizar o impacto da covid-19 na economia.
Importante lembrar que a antecipação do 13º do INSS não é um dinheiro extra, mas um adiantamento e portanto o que for pago agora não será depositado no decorrer do ano.
Antecipações do INSS acontecem desde 2006, mas, no ano passado, houve um adiantamento maior devido à crise causada pela pandemia.