Conectado com

Geral

Apesar dos protestos Estado notifica municípios sobre decreto publicado

Apesar dos protestos de prefeitos e empresários, Governo do Estado notifica os 134 municípios listados no Decreto.

Sesa promete pedir responsabilização penal de prefeito que descumprir a quarentena

A Secretaria de Estado de Saúde notificou todos os 134 municípios das sete regionais de Saúde abrangidas pelo decreto estadual que determinou a quarentena restritiva exigindo o cumprimento integral do decreto e informando que pedirá a responsabilização penal do prefeito que recusar-se a cumpri-lo.

Na notificação sanitária enviada ontem a noite , a Secretaria afirma que o Estado do Paraná “poderá utilizar-se de medidas coercitivas para efetivar o cumprimento do Decreto Estadual em comento” e “exige do notificado a observação do cumprimento integral do decreto 4.942, de 30 de junho de 2020, com a possibilidade de responsabilização sanitária da prefeitura e penal do gestor municipal com fundamentos na lei 13.979/2020 e do artigo 269 do código penal pelo total de casos e eventuais óbitos”.

A notificação é uma resposta do governo do estado à resistência dos municípios em cumprir o decreto, e a recursos administrativos de algumas prefeituras que contestaram o decreto e sua inclusão na quarentena.

“Esses recursos administrativos são uma esfera que a gente não entende que existe. Por isso estamos notificando os municípios para que eles não hesitem em cumprir o contido no decreto”, disse o secretário de Saúde Beto Preto.

Segundo ele “ o decreto não é orientativo, ele é determinativo ”.

Beto Preto reforçou a preocupação da secretaria com uma possível explosão de casos nos próximos dias no estado.

Para o secretário “ o município que deixou de cumprir agora terá que cumprir depois, ou seja,o decreto é de 14 dias porque esse é o ciclo de contaminação do vírus. Quem começar depois, vai cumprir por 14 dias a partir de quando começar. Não é prudente tentar adiar a quarentena com medidas administrativas sem efeito”.

O secretário disse compreender o dilema dos prefeitos e a angústia de setores da economia, mas reforçou que os municípios não devem avaliar o decreto e discutir alternativas e sim cumpri-lo.

O Ministério Público do Paraná também publicou comunicado, afirmando que os Municípios paranaenses devem atender as disposições previstas no Decreto editado no último dia 30 de junho pelo Governo do Estado e que estabeleceu medidas sanitárias mais restritivas para o enfrentamento da Covid-19.

O entendimento consta de Nota Técnica expedida ontem pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do MPPR a todas as Promotorias de Justiça do estado com atribuição na área da saúde.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Nove rondonenses seguem internados em UTIs por causa do coronavírus

O setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Mal Rondon, divulgou novo boletim hoje (22), confirmando que nove rondonenses estão internados em UTIs por causa do coronavirus: oito deles estão com exames confirmados; e o nono caso ainda é suspeito da doença.

O boletim mostra que no momento, o município está com 87 casos ativos de coronavívus e destes, oito estão internados em UTIs, três na UPA e hospitais; e 76 em isolamento domiciliar.

Marechal Rondon já registrou 1.094 casos, com 991 pessoas recuperadas e 16 óbitos.

Ate o momento 6.609 notificações; 6.407 pessoas liberadas da quarentena; 424 casos em monitoramento; e 4.493 casos descartados.

O município rondonense tem 83 casos suspeitos de covid-19; e destes, uma pessoa está na UTI e outras quatro em hospitais e UPA.

Continue Lendo

Geral

Acimacar reforça alerta aos empresários sobre golpes da lista telefônica

A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon está reforçando e cobrando maior atenção dos empresários, quanto a pratica de novos golpes da lista telefônica.

A Acimacar alerta os empresários para que não repassem informações de suas empresas por telefone e nem assinem documentos sem antes comprovar a veracidade do serviço que está sendo oferecido.

Conforme a entidade, falsas empresas de listas telefônicas oferecem serviços sem custo, enviam o contrato para assinatura e posteriormente emitem boletos bancários para pagamento.

É solicitado para que diante do golpe, o empresário rondonense comunique imediatamente as autoridades policiais.

Continue Lendo

Geral

Unioeste lança hoje selo em comemoração aos 40 anos do campus rondonense

 Uma solenidade com poucas presenças, em decorrência do novo coronavirus, vai acontecer logo mais, as 16 horas e 30 minutos, no campus da Unioeste de Marechal Rondon.

Na ocasião será inaugurada a estrutura  denominada de “ambiente multiuso de pesquisa e pós graduação em historia e geografia”, que custou quase tres milhoes de reais,

Também na solenidade de logo mais, será feito o lançamento do selo em comemoração aos 40 anos do campus, conforme destaca o diretor Davi Felix Schreinner……

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.