Após mais de 10 dias, finalmente está controlado o incêndio no Parque de Ilha Grande

O incêndio que consumiu parte da vegetação do Parque Nacional de Ilha Grande, no Noroeste do Estado, foi controlado pelas equipes de bombeiros e brigadistas, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

De acordo com o ICMBio, que é responsável pela administração da área, o último foco de fogo foi apagado na quarta-feira e nenhum novo foco foi registrado dentro do Parque desde então.

O incêndio durou onze dias e atingiu cerca de 47 mil hectares na área de preservação, o que representa 62% dos 76 mil hectares do Parque Nacional.

O último grande foco de incêndio ameaçava propriedades rurais que ficam no entorno da área de preservação.

Segundo o ICMBio, a situação do local ainda requer cuidados e o monitoramento na região continua, já que o tempo continua seco e com fortes ventos.

O biólogo Erick Caldas Xavier, do escritório regional do Instituto Chico Mendes, em Umuarama, lamentou que uma grande parte do Parque tenha sido queimada, mas valorizou o trabalho das equipes de combate ao incêndio, que conseguiram controlar o fogo contra diversas adversidades.

Ele explicou as equipes tiveram dificuldade no combate às chamas devido aos fortes ventos que chegaram a 100 quilômetros por hora.

Outro fator que dificultou a ação das equipes foi o tempo seco, com mais de 30 dias sem chuva na região.

Durante os mais de 10 dias de combate ao fogo, a equipe do ICMbio foi auxiliada pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e voluntários da região.