Conectado com

Geral

Presidente da Copel estará em Santa Helena para esclarecer sobre quedas de energia

Após as frequentes quedas de energia que estão causando prejuízos a agricultores e empresários da região, os municípios de Santa Helena, Missal, Entre Rios e Pato Bragado se uniram para reivindicar investimentos e melhorias no fornecimento de energia da Copel – Companhia Paranaense de Energia Elétrica.

Casos de mortes de suínos, frangos e peixes em decorrência da falta de energia foram registrados nestes quatro municípios o que motivou as lideranças do Executivo e também Legislativo a tomar providências.

Neste sentido, na última quarta-feira, autoridades políticas desses municípios reuniram-se em Curitiba com os assistentes da Presidência da Copel Rodrigo Priss e Ubirajara Blum, para confirmar a vinda do presidente da empresa Daniel Slaviero para a região, em um encontro com produtores rurais, empresários e líderes dos municípios envolvidos.

Esta reunião está agendada para o dia 12 de setembro, na Câmara de Vereadores de Santa Helena com a presença do presidente, diretores e gerentes das agências da Copel.

Na primeira semana de setembro, prefeitos e vereadores dos quatro municípios da microrregião estarão imbuídos em convidar os produtores e empresários que identificaram problemas no fornecimento de energia para participar da reunião e assim, juntamente com a Copel, estabelecer um plano de trabalho que visa solucionar ou então amenizar as frequentes quedas que estão “tirando o sono” de quem depende da energia para trabalhar.

Quem também está somando forças e “abraçou” a causa, foi o deputado estadual e líder do governo, Hussein Backri, que deixou o gabinete à disposição e foi o elo entre os municípios e a Copel.

Ele entende que é preciso aproximar os prefeitos e vereadores do Governo, no intuito de facilitar a solução de problemas, como por exemplo, as quedas de energia que são recorrentes na região.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Municípios da região são condecorados em evento das cidades sustentáveis

COMITIVA DOS PREMIADOS. FOTO: DIVULGAÇÃO

Condecorações foram entregues nesta semana para cinco municípios da região oeste por boas práticas implantadas, durante a 3ª edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, na conferência ‘Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis’, em São Paulo.

Os premiados do Oeste do Paraná foram, Vera Cruz do Oeste, com o 3º lugar no tema ‘Desigualdade Econômica’, na categoria ‘Cidades Pequenas’.

Na mesma categoria, Ubiratã conquistou o 2º lugar no tema ‘Acesso a Serviços’.

Santa Terezinha de Itaipu alcançou o 3º lugar e outro prêmio com o primeiro lugar nacional no tema ‘Desigualdade Econômica’, com o projeto Coleta Seletiva. Toledo também foi premiado na categoria ‘Cidades Médias’, no tema ‘Acesso a Serviços’, conquistando o 3º lugar.

A gestão nacional do ‘Cidades Sustentáveis’ é da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos.

O conjunto de ações nos municípios do Oeste é trabalhado em conjunto pelo Conselho dos Lindeiros e Itaipu Binacional.

A premiação com abrangência nacional, com municípios distribuídos por 15 estados de todo o Brasil, e o número de prêmios conquistados pelo Oeste Paraná, reflete o engajamento no programa, segundo frisa o coordenador nacional do Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão..

Continue Lendo

Geral

Prefeitura executa melhorias para a Festa do Búfalo de São Roque no domingo

Assessoria

Acontece neste domingo a 26o edição da festa distrital e a 22o edição da Festa do Búfalo do distrito de São Roque – Marechal Cândido Rondon.

A frente da organização está a Comunidade Católica do distrito, que espera servir em torno de 1.500 almoços.

O vereador Soldado Sauer fala das melhorias feitas no distrito de São Roque, visando a realização da festa distrital, uma das maiores de Marechal Cândido Rondon..

Continue Lendo

Geral

CTG Tertúlia do Paraná comemora hoje o Dia do Gaúcho

Centros de Tradição Gaúcha de várias regiões do Paraná estão realizando hoje atividades especial para comemorar o “Dia do Gaúcho”.

A Revolução Farroupilha, também conhecida como o “Dia do Gaúcho”, é celebrado anualmente no dia 20 de setembro.

O Dia do Gaúcho consiste numa homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, que teve início em 20 de setembro de 1835 e terminou em 1º de maio de 1845, período que passou a história deste estado como o “Decênio Heroico”.

A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o Governo Imperial do Brasil na qual os revoltosos queriam separar-se do Império do Brasil.

Durou aproximadamente 10 anos e recebeu este nome por conta dos farrapos que seus participantes vestiam.

A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.

O Dia do Gaúcho está incluído dentro da Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho são organizadas festas nos Centros de Tradição Gaúcha que ressaltam os costumes típicos deste povo, como a culinária, vestimentas, danças e apresentações musicais.

Sobre as atividades desenvolvidas pelo CTG Tertúlia do Paraná, em Marechal Cândido Rondon, o patrão Ricardo Luft, destaca…

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.