Conectado com

Geral

Após mais de 10 dias, finalmente está controlado o incêndio no Parque de Ilha Grande

O incêndio que consumiu parte da vegetação do Parque Nacional de Ilha Grande, no Noroeste do Estado, foi controlado pelas equipes de bombeiros e brigadistas, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

De acordo com o ICMBio, que é responsável pela administração da área, o último foco de fogo foi apagado na quarta-feira e nenhum novo foco foi registrado dentro do Parque desde então.

O incêndio durou onze dias e atingiu cerca de 47 mil hectares na área de preservação, o que representa 62% dos 76 mil hectares do Parque Nacional.

O último grande foco de incêndio ameaçava propriedades rurais que ficam no entorno da área de preservação.

Segundo o ICMBio, a situação do local ainda requer cuidados e o monitoramento na região continua, já que o tempo continua seco e com fortes ventos.

O biólogo Erick Caldas Xavier, do escritório regional do Instituto Chico Mendes, em Umuarama, lamentou que uma grande parte do Parque tenha sido queimada, mas valorizou o trabalho das equipes de combate ao incêndio, que conseguiram controlar o fogo contra diversas adversidades.

Ele explicou as equipes tiveram dificuldade no combate às chamas devido aos fortes ventos que chegaram a 100 quilômetros por hora.

Outro fator que dificultou a ação das equipes foi o tempo seco, com mais de 30 dias sem chuva na região.

Durante os mais de 10 dias de combate ao fogo, a equipe do ICMbio foi auxiliada pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar e voluntários da região.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Londrina recebe atletas para o ParaJaps

Acontecerá no próximo final de semana com inicio no dia 29 de Maio e segue até o dia 02 de Junho de 2024 em Londrina, o Jogos Parajaps – que é uma espécie de jogos abertos para pessoas com alguma tipo de deficiência. Conversamos com duas atletas e com sua treinadora que irão participar do ParaJaps representando Marechal Cândido Rondon. A Marla e a Irena, irão disputar a modalidade de arremesso de peso.

Em um bate papo com Adriana Franzmann que é a treinadora e as duas atletas rondonenses, elas falam da expectativa e ansiedade para as disputas.

 

 

Continue Lendo

Geral

Entrevista exclusiva com o COJEM

Acompanhe a entrevista completa onde as representantes do COJEM, Jaqueline Galvão, Presidente e Beatriz Strensk, Vice-presidente e Executiva, explicam um pouco sobre o que é o Conselho do Jovem Empreendedor de Marechal Cândido Rondon, quais suas metas, seus projetos, motivações e muito mais.

 

Continue Lendo

Geral

Pela primeira vez na história AMOP é presidida por uma mulher. A prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates

Nesta sexta-feira (24) a prefeita de Itaipulândia, Cleide Prates, visitou os estúdios da Radio Difusora do Paraná, acompanhada do deputado estadual e líder do governo na Assembléia Legislativa, Hussein Bakri.

Cleide tem feito história sendo a primeira mulher a administrar Itaipulândia.

Outra conquista importantíssima é o fato de que pela primeira vez na história, uma mulher assume a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP).

Ela é vice-presidente na diretoria que tem como presidente o prefeito rondonense Marcio Rauber, que está em férias – fora do país.

Sendo assim, Cleide Prates assumiu interinamente a presidência da AMOP.

Ouça a entrevista da prefeita e presidência da AMOP, Cleide Prates, com o jornalista Maiko Bücker.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.