Principal produto do agro paranaense e brasileiro, o cultivo da soja ocupa mais de um quarto de todo o território do Estado e está espalhado por todas as regiões.
São 5 milhões e 600 mil hectares de área plantada na safra 2020/2021 , ou 56 mil quilômetros quadrados, enquanto o Paraná tem um território de quase 200 mil quilômetros quadrados, com a estimativa de colher 20 milhões e 400 mil toneladas do grão.
Um material produzido pela Secretaria de Estado da Agricultura, mostra que o cultivo do grão ganhou espaço substituindo o café na preferência dos produtores paranaenses, depois que a geada negra de 1975 destruiu o que era então a principal cultura do Estado.
O Paraná, conforme o Secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, é o segundo maior produtor da commoditie no Brasil e também o segundo maior exportador………
Em 2020, mesmo com uma pandemia em curso, o Estado bateu recordes de produção, com aproximadamente 21 milhões de toneladas colhidas, de acordo com o Departamento de Economia Rural , da Secretaria da Agricultura E abastecimento.
Deste total, 17 milhões e 300 mil toneladas do complexo soja, grãos, farelo e óleo, foram para a exportação, sendo 13 milhões e 400 mil toneladas somente do grão.
O valor de exportação superou os 33 bilhões de reais na cotação atual, o que representa 36,8% de toda a exportação paranaense e 17% de toda a soja vendida ao exterior pelo Brasil.
Os dados foram compilados pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – Ipardes – , com base nas informações da Secretaria de Comércio Exterior , do Ministério da Economia.
Segundo o levantamento, o grosso da produção é exportado para a China, que comprou 12,2 milhões de toneladas do complexo soja no ano passado.
Os outros países compradores foram a Holanda, Coreia do Sul, França, Paquistão, Bangladesh, Índia, Turquia, Alemanha, Tailândia, Polônia, Eslovênia, Espanha, Vietnã, Romênia, Taiwan, Irã, Bélgica, Japão, Reino Unido e México.