Conectado com

Geral

Aulas da rede municipal em Marechal Rondon retornam no dia 26

Assessoria

Inicialmente voltam os alunos do infantil 4 ao 5º ano. CMEIs permanecem sem atendimento presencial

 

As aulas na rede municipal de ensino de Marechal Rondon retornam no dia 26 de julho. Após o período de recesso escolar, os alunos das turmas do infantil 4, 1º, 2º, 3º 4 e 5º ano, deverão retomar as atividades, de forma híbrida ou conforme a capacidade de atendimento de cada estabelecimento.

O secretário de Educação, Fernando Volpato, destaca que é muito importante o retorno das crianças às escolas, pois, com a paralisação das atividades presenciais no ano de 2020 houve uma defasagem muito grande na aprendizagem, o que precisa ser recuperado durante o ano de 2021. O secretário destaca que as aulas no modelo híbrido iniciaram no município em 05 de abril e desde então não paralisaram mais.

Covid nas escolas

Sobre o retorno das aulas presenciais nas escolas, o secretário destaca que houve casos de Covid-19 nas instituições, porém, foram tomadas as medidas cabíveis para cada situação, de acordo com as orientações dos órgãos de saúde. Ele enfatizou que as escolas estão preparadas para receber os alunos e funcionários, adequadamente. “As escolas elaboraram um plano de contingência e foram adquiridos diversos materiais e equipamentos para a prevenção contra a Covid-19. A Vigilância Sanitária vistoriou as escolas e orientou os ajustes para que o retorno fosse o mais seguro possível”, destacou.

Desde que as aulas retornaram no modelo híbrido, cerca de 70% dos alunos da rede municipal estão frequentando as escolas do município, sendo que aproximadamente 30% dos alunos estão no modelo 100% remoto.

Chamado para o retorno

Com o início do 3º bimestre, o secretário destaca a importância do retorno ao ensino presencial, especialmente pelo avanço da vacina. “Hoje temos 97% dos professores da rede municipal vacinados com a 1ª dose e agora em agosto muitos receberão a 2ª dose. Os que ainda não se vacinaram o farão nos próximos dias. Os pais e avós dos alunos, também já estão tendo acesso à vacina à medida que há um aumento na disponibilidade de doses e ocorra o avanço da idade. As escolas têm mantido um protocolo seguro de prevenção à doença, assim como, o uso obrigatório de máscara e higienização das mãos é obrigatório. Então faço um apelo para que os pais mandem seus filhos para a escola. É um local seguro e as crianças precisam do contato com o professor para retomar a sua rotina de estudos, especialmente os que estão no ensino totalmente remoto”.

Busca ativa

A secretaria Municipal de Educação também está realizando busca ativa de crianças que ainda estão fora da escola. Conforme o secretário, com a pandemia muitos pais não matricularam seus filhos, especialmente porque não iriam mandá-los para a sala de aula, mas este aluno, não matriculado, também não está recebendo nenhum auxílio pedagógico em casa. “Estamos fazendo um levantamento cadastral de todas as crianças do município, cruzando informações com a secretaria de saúde e buscando as crianças que não estão matriculadas em nenhuma instituição do município, seja ela pública ou particular. Estes alunos estão sendo procurados por funcionários da secretaria de educação para que o mais breve possível matriculem seus filhos na escola mais próxima de sua residência para que passe a ter direito a frequentar a instituição presencialmente ou caso os pais desejarem, permanecer no ensino remoto, mas receber o material pedagógico em casa. Todos os alunos acima de 4 anos devem estar matriculados em alguma instituição de ensino, é obrigatório. Os casos em que pais não atenderem ao chamado serão encaminhados ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público.”

No momento, a Secretaria de Educação busca alunos de 4 e 5 anos que estão fora da escola e solicita que os pais que ainda não tenham matriculado seus filhos busquem a escola mais próxima de sua casa a partir de segunda-feira e regularize a situação escolar do filho(a).

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Jovem de 20 anos morre após ser arrastada por cavalo

Foto: Oeste Agora

A menina e uma amiga passeavam a cavalo por uma estrada rural

Essa tragédia aconteceu nesta sexta-feira, 19 de abril, quando Júlia Andryeli Nunes Lima, de 20 anos, sofreu um acidente enquanto passeava com a sua égua, Zara, na área rural de Dom Armando, Missal, na companhia de uma amiga, que montava outro cavalo.

Segundo relatos de testemunhas, Zara teria se assustado e disparou. Júlia teria ficado presa pelo pé no estribo e arrastada por mais de um quilômetro pela estrada de terra. Apesar da rápida resposta do SAMU, Júlia foi declarada morta no local.

A amiga que a acompanhava entrou em estado de choque e precisou ser internada no Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Missal. A Polícia Militar isolou o local do acidente até a chegada da equipe de perícia e remoção da Polícia Científica.

Júlia, morava em Sub Sede, Santa Helena e deixa para trás uma filha de dois anos, e sua memória será lembrada por todos que a conheceram e pelo carinho especial que tinha com a égua Zara, que fazia questão de compartilhar nas redes sociais.

 

Fonte:  Oeste Agora.

 

Continue Lendo

Geral

Igreja Congregacional do Brasil realiza Bazar dos Trocados amanha

A Igreja Evangélica Congregacional do Brasil (IECB), de Marechal Cândido Rondon realizará neste sábado, a 12° edição do Bazar dos Trocados, das 9 as 13 horas, na sede da igreja.

Serão comercializados roupas (masculino, feminino e infantil), calçados e utilidades doméstica com valor simbólicos, conforme destaca o vice-presidente de eventos da Igreja Congregacional do Brasil, Vanderlei Britzke…

 

Continue Lendo

Geral

Comunidade Show domingo no Primavera terá o projeto Brincando no Bairro

Neste domingo, inicia o roteiro do maior programa dos bairros e distritos de Marechal Rondon, o “Comunidade Show”.

O primeiro evento será no Jardim Primavera, tendo por local a Associação de Moradores, onde serão ofertados serviços gratuitos no horário das 9 da manha ao meio-dia, com o sorteio de muitos prêmios.

Para participar, basta estar no evento, preencher cupom e torcer.

Outro atrativo do “Comunidade Show” para domingo agora no Primavera, será a presença do projeto Brincando no Bairro, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

Diversos brinquedos serão disponibilizados para a criançada no horário das 9 às 12, e das 14 as 19 horas, todos gratuitos, conforme comenta o secretario rondonense de esportes, Diogo Schneider, o Bolha…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.