Geral
Autoridades demonstram preocupação com o risco da febre amarela
Publicado em:
Período sazonal da doença registra maior incidência entre dezembro e maio
O Ministério da Saúde emitiu novo alerta ontem, para que antes da chegada do verão de 2020, pessoas que residem no Sul do Brasil e que não foram vacinadas contra febre amarela, providenciem a imunização.
O plano de ação para monitoramento do período sazonal da doença, que registra maior incidência entre dezembro e maio, leva em conta estudos indicando a previsão de potenciais rotas de dispersão do vírus e de ocorrência de casos da doença, além da baixa cobertura vacinal em estados do Sul.
Devem ser vacinados bebês, crianças, adolescentes e adultos entre nove meses e 60 anos incompletos, recomenda o Ministério, acrescentando que a partir dos 60 anos, a avaliação entre risco e benefício deve ser feita por médico.
O Ministério orienta, ainda, que a imunização seja priorizada entre a população de área rural, ribeirinha e do entorno de parques e unidades de conservação, trabalhadores rurais, agropecuários, extrativistas e da área do meio ambiente, viajantes para áreas afetadas, seja trabalhadores ou turistas, além daqueles que residem em áreas com confirmação da circulação do vírus.
Além disso, o Ministério da Saúde pretende, junto com estados e municípios, fortalecer a vigilância de primatas não humanos , ou seja, de macacos.
As ações de vacinação irão ocorrer entre os meses de agosto a dezembro nos três estados: Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.
Também integra o cronograma de ações a organização da rede assistencial, os protocolos de manejo clínico e a investigação epidemiológica em áreas estratégicas.
De acordo com o coordenador-geral de Vigilância de Arboviroses do Ministério da Saúde, Rodrigo Fabiano do Carmo Said, a ação é tripartite, envolvendo a pasta, a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná e os munícios da Região Sul.

Geral
Curto-circuito em ventilador provoca incêndio em residência de Santa Helena; três crianças estavam dormindo no momento do acontecido

Publicado em:
Na manhã desta segunda-feira (25), por volta das 9h, equipes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Santa Helena foram acionadas para controlar um incêndio em uma residência situada no bairro Bela Vista, na estrada municipal que dá acesso ao campus da UTFPR.
Conforme informações, um ventilador teria entrado em curto-circuito. As chamas logo se espalharam pelos cômodos da residência. No momento do ocorrido, três crianças estavam dormindo. Vizinhos auxiliaram na remoção dos pequenos do interior da residência, que estava em chamas.
Após alguns minutos, o fogo foi contido. Boa parte dos móveis que estavam no interior da casa foi destruída. Alguns foram removidos antes do fogo se alastrar.
Fonte: Correio do Lago
Geral
Oktoberfest 2023 será lançada neste sábado com extensa programação

Publicado em:
Atividades acontecerão na Casa Cultural, no parque de exposições, a partir das 19h, com entrada gratuita
A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da PROEM (Fundação Promotora de Eventos), e das secretarias de Cultura e de Gestão de Governo, promoverá neste sábado, dia 30, o lançamento da Oktoberfest 2023. As atividades terão início às 10h, com o desfile do bierwagen, pelas ruas do centro da cidade. Já às 19h, a programação seguirá na Casa Cultural, no parque de exposições, quando serão abertas as copas e o bar temático, que oferecerão lanches típicos, chope pilsen claro e escuro e chope artesanal; às 19h30 acontecerá o cerimonial de lançamento com a sangria do barril; às 20h, concurso da Rainha da Oktoberfest 2023; às 20h30, concurso Casal Fritz e Frida 2023; às 21h, apresentações culturais; e às 22h, baile com a Banda Los Angeles. Durante o baile também acontecerão o concurso do chope em metro e o concurso Schnelltrinken (quem bebe mais rápido), denominado de Batalha dos Canecos. A entrada é gratuita.
Fonte: Assessoria
Geral
Ainda restam algumas vagas para os cursos de assistente administrativo, auxiliar de mecânica industrial e auxiliar de eletricista predial

Publicado em:
Capacitações são gratuitas e terão início no dia 27 de setembro
O SENAI, o governo do estado, através da Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por intermédio da Agência do Trabalhador-SINE e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferecem três cursos rápidos de qualificação e aperfeiçoamento. São eles: Assistente Administrativo (35 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a quinta, no período vespertino; Auxiliar de Mecânica Industrial (20 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a quinta, no período vespertino; e Auxiliar de Eletricista Predial (20 vagas), 160 horas/aulas, de segunda a sexta, no período vespertino.
Entre os pré-requisitos, para os cursos de assistente administrativo e mecânica industrial, estão ter idade mínima de 14 anos e ensino fundamental incompleto. Já para o curso de eletricista predial, a idade mínima é de 16 anos, com necessidade de ter o ensino fundamental completo.
As inscrições foram abertas na semana passada e ainda restam algumas vagas. Podem ser feitas no SENAI (3284-4054), no SINE-Agência do Trabalhador (3254-8350) e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na prefeitura (3284-8796), mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de endereço. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Fonte: Assessoria