De hoje até o dia 27 de fevereiro os bispos do Regional Sul 2 da CNBB estarão em Roma, na Itália, para realizar a tradicional Visita Ad Limina Apostolorum.
O nome, em latim, Ad Limina Apostolorum significa, literalmente, “no limiar dos apóstolos” , ou seja, os bispos de hoje, que são os sucessores dos apóstolos, vão estar no limiar, na soleira, às portas das basílicas dos apóstolos Pedro e Paulo, na diocese de Roma, que é presidida pelo sucessor primeiro de Pedro, o Papa.
Trata-se de uma atividade, prevista pelo Código de Direito Canônico, que os bispos, organizados por regionais ou países, realizam a cada cinco anos, a fim de manifestar a comunhão com o Papa e revigorar a fé e a própria responsabilidade de sucessores dos Apóstolos.
A última visita Ad Limina dos bispos do Paraná, no entanto, aconteceu há quase 10 anos, de 3 a 13 de novembro de 2010.
O bispo da Diocese de Toledo, D. João Carlos Senemme está em Roma e levou na bagagem um relatório da vida pastoral diocesana, com dados relativos aos últimos anos na sua área de ação…
Um encontro particular com o Papa Francisco, D João diz que a princípio está marcado para o dia 24, próxima segunda-feira…