Conectado com

Economia

Brasil elimina imposto de itens importados e preocupa comércio paraguaio

Os empresários paraguaios estão preocupados com a medida do Ministério da Economia do Brasil, que publicou na último dia 2 de agosto a eliminação de imposto para 281 bens de capital sem fabricação no Brasil.

De acordo com o governo, a medida pretende estimular o investimento industrial no país.

A portaria publicada no Diário Oficial de União e já em vigor, baixa de 14% a 16% para zero a alíquota de imposto de importação para 240 máquinas e equipamentos industriais sem produção no Brasil, e de 20 bens de informática e telecomunicações.

De acordo com o Ministério da Economia, apenas este ano já foram concedidos 1.189 ex-tarifários.

A medida tem validade até 31 de dezembro de 2021.

A eliminação de impostos nessa área deixa em alerta o comércio de Cidade do Leste (PY), que já sofre com a alta do dólar nos últimos meses e a mudança no destino de compra dos brasileiros.

Mesmo que a portaria não atinja o setor de aparelhos de telefone e outros produtos de informática de uso pessoal – mais procurados por brasileiros que atravessam a fronteira, a medida serve como mais um argumento para que empresários vizinhos pressionem o governo paraguaio a tomar medidas que atenuem a crise.

Para os empresários paraguaios, a medida do governo brasileiro beneficia compradores de outras regiões que poderão adquirir os mesmos equipamentos a menor preço que os vendidos em Cidade do Leste.

A Associação Comercial e Industrial de Cidade do Leste acredita que ainda 90% do turismo de compras na cidade está direcionada a venda de produtos eletrônicos a brasileiros.

Na tentativa de reverter a crise comercial, em junho deste ano o presidente Mario Abdo Benitez informou que o governo trabalha em um sistema de formalização e fortalecimento do turismo de compras, com a possibilidade do aumento da cota de compras na fronteira.

Continue Lendo
Publicidade

Economia

Sicredi não cobrará tarifa de cheque especial

Assessoria

Comprometido com o crescimento de seus mais de 4 milhões de associados pelo Brasil, o Sicredi, instituição financeira pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, optou por não cobrar a tarifa mensal de 0,25% para limite de cheque especial acima de R$ 500 reais, que passou a valer desde o dia 6 de janeiro, com autorização do Banco Central.

A tarifa é uma alternativa criada pelo Banco Central para compensar as instituições financeiras brasileiras pela limitação nos juros do cheque especial em 8% ao mês, anunciada em novembro do ano passado e também válida desde a ultima segunda-feira.

A limitação dos juros, segundo o governo federal, visa reduzir o custo e a regressividade do serviço.

Para reforçar o melhor uso do dinheiro, em 2019, as 111 cooperativas de crédito do Sicredi promoveram cerca de 5,5 mil ações em mais de 900 municípios brasileiros durante a Semanal Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma iniciativa do Banco Central e do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

 

Continue Lendo

Economia

Empresa não cumpre com documentação e Marechal Cândido Rondon está sem o transporte publico urbano

O município de Marechal Cândido Rondon está sem o serviço de transporte público urbano.

No ano passado, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realizou processo licitatório para concessão do transporte.

Devido ao baixo numero de pessoas que utilizam o transporte no município, houve apenas o interesse de uma empresa, que participou e venceu o certame.

Contudo, na apresentação da documentação da empresa vencedora, houve contestação do Departamento Jurídico da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

A secretária interina de Mobilidade Urbana, Adriane Kappes Vorpagel, explica a situação e anuncia uma nova licitação para o serviço de transporte público urbano …… Ouça Áudio…..

Continue Lendo

Economia

Agencia Sicoob da Avenida Maripá será reinaugurada na segunda-feira (13)

Foto: O Presente

Está programada para a próxima segunda-feira (13) a reinauguração da agencia da Avenida Maripá da cooperativa Sicoob de Marechal Cândido Rondon, localizada próximo ao Supermercado da Copagril.

A nova estrutura integra o plano de expansão do Sicoob para 2020, objetivando maior conforto aos associados.

O presidente da cooperativa, Luciano Cremonese, fala da reinuguração que vai acontecer na próxima segunda-feira (13) destacando outras agencias que serão inauguradas nos próximos meses, incluindo a do município de Pato Bragado…….Ouça Áudio……..

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.