A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Escritório de Marechal Cândido Rondon, está conclamando os pecuaristas para que não deixem de atualizar o cadastro de todos os animais existentes em suas propriedades.
Todos os produtores rurais que detêm sob sua responsabilidade animais de interesse econômico de qualquer espécie precisam fazer o cadastro pelo site www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho, nas unidades da Adapar ou então nos Sindicatos Rurais Patronais.
É válido ressaltar que o prazo para fazer o cadastramento termina neste sábado, dia 30, e a meta da campanha é atingir 244 mil e 800 propriedades.
A atualização é um procedimento obrigatório que era feito para o rebanho bovino e bubalino no período da vacinação contra a febre aftosa.
Com a suspensão da vacinação, o processo semestral de atualização se estende para outros produtores de animais.
A medida ajuda a garantir a transparência ao setor pecuário e auxilia com controles de trânsito do Estado.
Cada um deve fazer sua parte, tanto a iniciativa privada, setor público, universidades e a sociedade como um todo, para que a vigilância e controle sanitário dos animais sejam adequados e o Paraná se mantenha como destaque na agropecuária do País.
Boa parte dos pecuaristas ainda não fez a atualização do rebanho e quem não atualizar no prazo ficará impossibilitado de movimentar seus animais, além de correr o risco de receber multa e outras sanções.
Os índices de produtores que já realizaram o cadastramento e dos que ainda não tomaram esta providência na microrregião de Marechal Cândido Rondon são revelados pelo chefe da unidade local da Adapar, médico veterinário Loreno Egídio Taffarel..