Conectado com

Agricultura

Cadastramento de animais na microrregião está aquém do esperado

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Escritório de Marechal Cândido Rondon, está conclamando os pecuaristas para que não deixem de atualizar o cadastro de todos os animais existentes em suas propriedades.

Todos os produtores rurais que detêm sob sua responsabilidade animais de interesse econômico de qualquer espécie precisam fazer o cadastro pelo site www.produtor.adapar.pr.gov.br/comprovacaorebanho, nas unidades da Adapar ou então nos Sindicatos Rurais Patronais.

É válido ressaltar que o prazo para fazer o cadastramento termina neste sábado, dia 30, e a meta da campanha é atingir 244 mil e 800 propriedades.

A atualização é um procedimento obrigatório que era feito para o rebanho bovino e bubalino no período da vacinação contra a febre aftosa.

Com a suspensão da vacinação, o processo semestral de atualização se estende para outros produtores de animais.

A medida ajuda a garantir a transparência ao setor pecuário e auxilia com controles de trânsito do Estado.

Cada um deve fazer sua parte, tanto a iniciativa privada, setor público, universidades e a sociedade como um todo, para que a vigilância e controle sanitário dos animais sejam adequados e o Paraná se mantenha como destaque na agropecuária do País.

Boa parte dos pecuaristas ainda não fez a atualização do rebanho e quem não atualizar no prazo ficará impossibilitado de movimentar seus animais, além de correr o risco de receber multa e outras sanções.

Os índices de produtores que já realizaram o cadastramento e dos que ainda não tomaram esta providência na microrregião de Marechal Cândido Rondon são revelados pelo chefe da unidade local da Adapar, médico veterinário Loreno Egídio Taffarel..

 

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Administração de Entre Rios institui programa de apoio aos suinocultores

A administração municipal, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Entre Rios do Oeste, iniciou nesta semana , o repasse do material para construção de banheiro, arco de higienização ou cercas para os produtores do município.

O repasse é realizado através de um programa, que tem por objetivo incentivar os suinocultores, disponibilizando recursos para que os interessados possam atender a portaria da ADAPAR Nº 265 da Biosseguridade.

O secretário da pasta, Gilmar Backes, destacou que a suinocultura além de ser uma atividade indispensável para muitas famílias, também é uma importante fonte de arrecadação para o município.

O valor investido na compra desses materiais pelo município, foi de 125.591 reais e 89 centavos.

Conforme o prefeito Jones Neuri Heiden, considerando a importância da atividade suinícola para a economia de Entre Rios do Oeste, e da dificuldade financeira de muitos pequenos produtores, a administração entendeu ser necessário criar um programa de apoio e facilitar o atendimento às determinações da Adapar..

 

Para participar do programa os suinocultores interessados deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura e atender os seguintes requisitos:

Bloco de Produtor Rural com a discriminação da venda da produção do exercício anterior; não tenha débito de nenhuma natureza com o Município; Estar cadastrado junto ao setor de agricultura; apresentar comprovante de licenciamento ambiental vigente perante o IAP; apresentar projeto de implantação e ainda a Declaração de Aptidão ao PRONAF – DAP.

Continue Lendo

Agricultura

Soja: Paraná registra segundo foco de ferrugem-asiática da safra 2019/2020

A ferrugem-asiática da soja é a principal doença na cultura da soja e possui um custo médio de US$ 2,8 bilhões por safra no Brasil. Foto: Canal Rural

Segundo o Consórcio Antiferrugem, a doença foi confirmada em Castro (PR). O caso anterior aconteceu em Ubiratã, também no estado

Continue Lendo

Agricultura

Adapar alerta para fim do alongamento de prazo de atualização cadastral

Até o dia 20 continua em todo o Estado o processo de atualização cadastral das propriedades que possuem bovinos, búfalos, ovinos, caprinos, equinos, aves e peixes, dentre outros, para fins comerciais ou de lazer.

A etapa terminaria no dia 30 do mês passado porém o baixo índice de atualização em todo o Paraná, fez com que a Adapar estendesse o prazo por mais 20 dias.

O médico veterinário Loreno Egidio Tafarel, faz questão de explicar as razões pelas quais a Adapar está apelando para a consciência dos produtores, para que atualizem seus cadastros….

 

Nos municípios que compreendem a área de ação da unidade veterinária local, os números até hoje são os seguintes:

Entre Rios do Oeste: 223 atualizações, faltando 52 de um total de 275 propriedades.

Quatro Pontes: 339 comprovações, faltando 63 de um total de 402 proprietários.

Pato Bragado: das 344 propriedades, atualizaram 262 e faltam atualizar 82.

Mercedes: de 545 propriedades, atualizaram 499 e faltam atualizar 46.

Marechal Cândido Rondon: atualizaram 1548 e ainda faltam enviar os dados oficiais e atuais 400 proprietários rurais.

O processo de atualização prossegue até o dia 20 de dezembro.

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.