Conectado com

Política

Câmara aprova PEC que adia para novembro eleições deste ano

A Câmara dos Deputados aprovou e sua sessão de ontem a proposta de emenda à Constituição que adia para novembro as eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus.

Pelo calendário eleitoral, o primeiro turno estava marcado para 4 de outubro, e o segundo, para 25 de outubro, porém a PEC adia o primeiro turno para 15 de novembro, e o segundo, para 29 de novembro.

O texto-base foi aprovado em primeiro turno por 402 votos a 90 com 4 abstenções.

No segundo turno, a PEC foi aprovada por 407 votos a 70, com 1 abstenção.

O texto já foi aprovado pelo Senado e seguirá agora para promulgação, pelo Congresso Nacional, cuja sessão está marcada hoje pela manhã.

Na votação em primeiro turno, os deputados aprovaram dois destaques, isto é, modificações no texto., no entanto, técnicos da Câmara explicaram que as mudanças não exigirão que o texto volte para nova análise do Senado.

O Tribunal Superior Eleitoral tem defendido o adiamento como medida para minimizar o risco de contágio da doença, mas desde que seja ainda para este ano.

Caso um município ou estado não apresente condições sanitárias para realizar as eleições em novembro, o Congresso poderá editar um decreto legislativo designando novas datas para a realização do pleito, tendo como data-limite o dia 27 de dezembro de 2020.

Inicialmente, a proposta aprovada pelos deputados previa que, no caso dos municípios nesta situação, caberia ao TSE definir nova data, mas os parlamentares aprovaram um destaque para modificar a PEC e deixar a regra igual à dos estados.

Continue Lendo
Publicidade

Destaque Empresarial

Portinho assume Secretaria de Industria, Comercio e Turismo e fala das primeiras ações

Continue Lendo

Geral

Neco é empossado vereador de Marechal Cândido Rondon

Em solenidade realizada nesta quarta-feira no plenário do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, foi empossado como vereador Dorivaldo Kist, o NECO, na vaga deixada pelo vereador reeleito Adriano Backes, que assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura e Politica Ambiental.

O ato de posse foi dirigido pelo presidente da Câmara, Pedro Rauber, e contou ainda com a presença dos vereadores Sargento Dionir (1°Secretário), Iloir Padeiro (2º Secretário), Claudio Kohler, Valdir Port (Portinho), Cristiano Metzner (Suko) e João Eduardo (Juca).

Nas eleições de 2020 Neco concorreu pelo DEM e recebeu 686 votos, ficando na 1ª suplência.

Neco fala sobre seu terceiro mandato como vereador de Mal Rondon    …………………………gravação……………………………….

Continue Lendo

Geral

Mesmo com férias coletivas, Pato Bragado mantém serviços na área da saúde

Foto: Marili Koehler

Neste inicio de ano a administração pública de Pato Bragado segue com cronogramas especiais nas secretarias da municipalidade, por conta do período de férias coletivas, ou seja, todas as pastas mantêm plantões para atendimento da população.

Alguns serviços, porém, não foram paralisados, como é o caso da Secretaria de Saúde.

Segundo o titular da pasta, vice-prefeito John Nodari, serviços de urgência e emergência, além de atendimentos na UBS, Farmácia Básica e agendamentos, continuam normalmente……………………….gravação……………….

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.