Conectado com

Geral

Câmara Municipal aprova o Plano de Inovação Tecnológica Educacional

A intenção é modernizar o ensino público municipal através da integração da educação com a tecnologia,

Entre os projetos de lei aprovados na última sessão ordinária de 2019 do Poder Legislativo de Marechal Cândido Rondon, ocorrida na segunda-feira, está o que institui o Plano Municipal de Inovação Tecnológica Educacional – PMITE -, relativo ao período de 2019 a 2022, texto de autoria do Poder Executivo Municipal.

A intenção é modernizar o ensino público municipal através da integração da educação com a tecnologia, mediante processos de formação continuada do corpo docente, utilização de recursos educacionais digitais e investimentos em infraestrutura.

De acordo com o projeto de lei, para o desenvolvimento do PMITE o Município buscará integrar suas ações com a União, o Estado e a sociedade civil, sempre que possível.

Da mesma forma, fica determinado que ele deve ser compatível com as diretrizes do Plano Municipal de Educação.

Conforme a secretária da pasta, Márcia Winter, “no sistema educacional atual a interação digital se tornou uma ferramenta poderosa porém não basta ao professor ter todos os modernos recursos no seu dia a dia e continuar com a mesma metodologia, pois ele precisa inovar e acompanhar a era digital dos alunos”.

Para a elaborar o Plano, em 2018 a Secretaria de Educação fez um diagnóstico junto aos diretores e professores da rede municipal sobre o uso de tecnologias educacionais.

Deste modo foi possível identificar as carências, demandas e potencialidades.

Entre os dados coletados, foi identificado que em 70,8% das instituições a maioria dos professores acredita que o uso de recursos tecnológicos favorece o aprendizado dos alunos.

Verificou-se porém que em 79,2% dos educandários não há plano de ação concreto para promover a integração das tecnologias nas práticas pedagógicas e que cada professor se organiza de maneira independente.

Ainda segundo o levantamento da Secretaria Municipal de Educação, os principais obstáculos para a integração de tecnologias às práticas de ensino e aprendizagem são a insuficiência ou obsolescência dos programas de computador, plataformas digitais, aplicativos e materiais digitais para uso na prática de ensino e a falta de computadores, notebooks e tablets para uso nas práticas de ensino.

Através do PMITE o Município pretender corrigir esta realidade.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

7 novas mortes por dengue são confirmadas em Cascavel

Foto: Catve.com

Da última semana para esta, município confirmou 3.018 novos casos, chegando a 22,7 mil

Sete novas mortes em decorrência de dengue foram confirmadas pela Secretaria de Saúde (SESAU) de Cascavel, no oeste do Paraná. Os dados foram divulgados pelo secretário, Miroslau Bailak, na manhã desta quinta-feira (25).

Da última semana para esta, o município confirmou 3.018 novos casos da doença, chegando a 22,7 mil. Ao todo, são 19 óbitos. De acordo com o secretário, 25 mortes são investigadas pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

O secretário disse, com base na procura por atendimento da população, que o momento mais crítico da epidemia de dengue já passou no município.

“Quando estávamos no pico, nós chegamos a atender mais de 850 casos por dia. Hoje, nós estamos com menos de 300 [atendimentos por dia]. É uma queda bastante forte, que se acentuou muito na última semana”, afirma.

 

 

 

Redação Catve.com

Continue Lendo

Geral

Representantes do Sebrae e de outros municípios conhecem padrões do Compras Marechal

Aprender sobre os aspectos técnicos de elaboração, implantação e execução do Compras Marechal – Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico Local e Regional.

Este foi o objetivo com a visita de representantes de associações comerciais e das prefeituras de Entre Rios do Oeste, Mercedes, Nova Aurora, Pato Bragado e de Vera Cruz do Oeste, além do Sebrae de Cascavel e Foz do Iguaçu, realizada nesta quarta-feira na prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

Conforme Angélica Fonseca Weirich, consultora do Sebrae, a prefeitura de Marechal Rondon colocou em prática uma iniciativa considerada exemplo em nível de Paraná…..

 

Continue Lendo

Geral

Prefeitura quer destinar área de 7 mil m² no Boa Vista para nova escola estadual

Foto: Assessoria

Objetivo é atender alunos dos anos finais do Ensino Fundamental

 

O Poder Executivo de Marechal Cândido Rondon encaminhou à Câmara de Vereadores o Projeto de Lei 22/2024, que dispõe sobre doação de terreno do Município ao Governo do Paraná.

O objetivo é que na área de 7.192,70 m², localizada no bairro Boa Vista, seja construída uma escola pública estadual, evitando que alunos que residem naquela região precisem ser encaminhados ao Colégio Estadual Eron Domingues, localizado na área central da cidade.

Atualmente, cerca de 300 crianças são encaminhadas, por meio de transporte público, até este educandário.

Conforme o Projeto de Lei, se aprovado, a edificação do novo educandário deverá ser iniciada pelo Governo do Paraná no prazo máximo de dois anos, contados a partir da data da outorga da escritura pública de doação.

“A oferta de um espaço adequado para a construção de uma escola pública de ensino fundamental – anos finais, além de proporcionar a garantia de um atendimento adequado aos alunos daquela região, também representará um marco importantíssimo para a comunidade do bairro Boa Vista e para o Município como um todo, evidenciando o compromisso, tanto do governo municipal, quanto do governo estadual, com a educação pública e com o bem-estar dos cidadãos”, afirmou o prefeito Marcio Rauber na justificativa do Projeto de Lei, que começou a tramitar esta semana na Câmara de Vereadores.

 

 

Fonte: Assessoria / Cristiano Marlon Viteck 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.