Conectado com

Geral

Cenário de epidemia de dengue pode ser estender por até 3 anos no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde lançou um alerta preocupante esta semana, de que o cenário de epidemia de dengue pode se estender por até três anos.

 

 Municípios da região estão em estado de alerta 

 

Epidemias de dengue obedecem um padrão cíclico, com sequência de anos epidêmicos e outros de baixa circulação.

Nos períodos epidemiológicos 2016/2017 e 2017/2018, foram de baixa circulação e 2018/2019 de epidemia com alteração de sorotipo circulante, que aparece como uma forma ainda mais agressiva da doença.

Por isso, segundo tecnólogo em Gestão Ambiental e especialista em Controle Integrado de Vetores e Pragas, Denilson Lehn, a previsão é de que tenhamos de 2 a 3 anos consecutivos de epidemias.

Ele explica que um dos agravantes é a falta de veneno, que já se estende por meses, o que impede que as equipes de endemias atuem neste momento na eliminação de focos dos mosquitos.

Denilson entende que a grande quantidade de casos do ciclo passado – de 1º de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019 -, com quase 23 mil diagnósticos positivos e 23 mortes no Paraná, sendo 7.051 casos e 7 óbitos na região Oeste, poderão ser facilmente superados nos próximos meses.

No atual ciclo, conforme o último boletim, divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde, já houve 112 confirmações no Paraná desde o dia 1º deste mês.

Somente na 9ª Regional de Saúde, de Foz do Iguaçu, são 18 registros positivos e 205 notificações suspeitas.

Foz, inclusive, está entre as três com maior risco de epidemia do Estado.

Na 10ª Regional da Saúde, de Cascavel, são 05 casos confirmados e 32 notificações suspeitas.

Na 20ª Regional, de Toledo, tem 01 caso e 26 aguardando exames laboratoriais.

Não há mortes provocadas pela doença neste novo ciclo epidemiológico, mas mesmo assim, segundo o especialista, o pior está por vir.

Apesar do calor que tem feito nos últimos dias, não tem chovido e, com menos água acumulada, mais tímida é a ação do vetor, contudo, a tendência é para que os casos cresçam exponencialmente assim que o calor firmar, a partir de setembro, mas especialmente devido à volta da chuva.

Denilson Lehn acrescenta que, se as ações de manejo ambiental não forem executadas e a população não ajudar, agora pode ser muito pior do que o ciclo passado.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Prefeito Zado se reúne com o Ministro da Justiça em Brasília e cobra novas ações para aumentar a segurança na região lindeira

Diretores das Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal também participaram da reunião

Prefeitos da região cumprem agenda esta semana em Brasília, e dentre os encontros, na manhã desta quarta-feira (27) se reuniram com o Ministro da Justiça, Flavio Dino.

A comitiva de prefeitos é chefiada pelo presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado.

Na pauta, segundo Zado, discussões e definições para aumentar as ações de segurança na faixa de fronteira, vulnerável pela incidência de crimes como o contrabando e o tráfico de drogas.

Diretores das Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal também participaram da reunião de hoje.

De Brasília, o prefeito de Santa Helena e presidente dos Lindeiros, Evandro Grade, o Zado, fala com exclusividade aos ouvintes da Radio Difusora e anuncia novas conquistas para a região…………OUÇA ENTREVISTA

Continue Lendo

Geral

Vereador Juliano Oliveira cobra novos investimentos para a educação rondonense

“Queremos melhorar ainda mais a qualidade do ensino” acrescentou o vereador

Durante a sessão de segunda-feira (25) da Câmara de Vereadores de Marechal Rondon, Juliano Oliveira, cobrou do poder publico novos investimentos para o setor educacional.

Ele enalteceu e parabenizou muitas ações já implantadas pelo governo de Marcio Rauber e fez novos pedidos.

O vereador Juliano Oliveira afirmou: “a educação é uma das bandeiras que mais defendo e os investimentos precisam ser constantes”…….OUÇA ENTREVISTA

Continue Lendo

Geral

Oktoberfest: Saiba quem está inscrito no concurso Casal Fritz e Frida

Uma das atrações de destaque durante o lançamento da Oktoberfest de Marechal Cândido Rondon, no sábado (30), será a escolha do Casal Fritz e Frida. Neste ano, três casais estão inscritos ao concurso. São eles: Davi Gerson Zimmermann e Joise Fabiane Brach, que defendem o título, Celso Verruck e Elaine Cristina Boza Verruck, e Carlos Alberto Hubner e Sueli Andréia Vorpagel Hubner.

As atividades serão iniciadas às 10h de sábado (30), com o desfile do Bierwagen pelas ruas da cidade. Já às 19h, a programação seguirá na Casa Cultural, no parque de exposições, quando serão abertos o bar temático e as copas, que oferecerão lanches típicos, chope pilsen claro e escuro e chope artesanal; às 19h30 acontecerá o cerimonial de lançamento com a sangria do barril; às 20h, o concurso da Rainha da Oktoberfest 2023; às 20h30, o concurso Casal Fritz e Frida 2023.

Para as 21h estão agendadas apresentações culturais; e às 22h, o baile com a Banda Los Angeles. Durante o baile também acontecerão os concursos do chope em metro e Schnelltrinken (quem bebe mais rápido), denominado de Batalha dos Canecos. A entrada é gratuita.

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, cisne e dirndl

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e cerveja

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.