Em parceria com a Faculdade Isepe, o Poder Judiciário da Comarca de Marechal Cândido Rondon vai ampliar a estrutura do Centro Jurídico de Solução de Conflitos.
A juíza da Vara dos Juizados Especiais da Comarca de Mal. Cândido Rondon, Berenice Ferreira Silveira Nassar, demonstra satisfação ao falar sobre o trabalho do Centro Jurídico de Solução de Conflitos.
O Cejusc é uma forma de solução de conflitos na qual uma terceira pessoa, neutra e imparcial, facilita o diálogo entre as partes, para que elas construam, com autonomia e solidariedade, o melhor acordo.
A mediação é um procedimento estruturado, não tem um prazo definido e pode terminar ou não em acordo, pois as partes têm autonomia para buscar soluções que compatibilizem seus interesses e necessidades.
O Centro Jurídico de Solução de Conflitos foi implantado no Poder Judiciário da Comarca de Marechal Cândido Rondon há cerca de um ano e meio e os resultados alcançados são considerados positivos.
Os mediadores e conciliadores atuam de acordo com princípios fundamentais da confidencialidade, decisão informada, competência, imparcialidade, independência e autonomia.
As mediações envolvem ações judiciais das Varas Cível e da Família, sendo as principais delas sobre pensões alimentícias, regularização de guarda e convivência entre pais e filhos, indenizações e cobranças.
De acordo com a juíza Berenice Ferreira Silveira Nassar, que coordena o trabalho do Cejusc, o índice de acordos firmados entre as partes é bastante elevado.
Ela acrescenta que providências já estão sendo tomadas com o propósito de ampliar a estrutura à Faculdade Isepe Rondon..