Conectado com

Agricultura

Conab conclui amanhã levantamento de dados em lavouras do Paraná

Ilustrativa

Técnicos avaliaram áreas em Marechal Rondon e outros municípios da região

A atualização dos dados das culturas de milho 2ª safra, feijão cores 3ª safra, aveia, canola, centeio, cevada, trigo e triticale começou a ser feita pela Companhia Nacional de Abastecimento no Paraná.

Todo o trabalho de levantamento das informações está sendo realizado por meio remoto como medida de prevenção à propagação do novo coronavírus.

A pesquisa conta com importante rede de informantes no estado e vai compilar informações sobre as culturas em 32 municípios paranaenses, dentre eles Palotina, Toledo, Cascavel, Medianeira, aqui no Oeste .

Já para a análise da cultura do milho 2ª safra, foram feitas visitas a campo entre os dias 29 de junho e 2 de julho, com objetivo de avaliar as condições das lavouras, principalmente no que se refere à produtividade.

No estudo foram georreferenciados e fotografados 26 pontos nos municípios de Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cascavel, Francisco Alves, Iracema do Oeste, Janiópolis, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Palotina, Quarto Centenário, São Pedro do Iguaçu, Santa Helena, Toledo e Vera Cruz do Oeste.

Para evitar o contato com os informantes na pesquisa do milho 2ª safra, foi aplicada uma metodologia que levou em conta os fatores de produção mediante a apuração dos espaçamentos entre as linhas de semeadura, a contagem dos números de plantas por metro linear nas linhas de semeadura, a determinação das quantidades médias de espigas por planta, a determinação das quantidades médias de fileiras de grãos por espiga e a determinação das quantidades médias de grãos em cada fileira das espigas.

O resultado deste estudo será divulgado no dia 11 de agosto, no anúncio do 11º Levantamento da Safra de Grãos realizado pela Companhia em âmbito nacional.

Continue Lendo
Publicidade

Agricultura

Variações climáticas deixam duvidas sobre desempenho da safra verão

O boletim do Deral  divulgado na sexta-feira passada, referiu-se ao  encerramento da colheita dos cereais de inverno da safra 2019/2020, com volume de produção estimado em três milhões e 760 mil toneladas, uma variação positiva de 37% em relação ao ano anterior.

Essa alta é atribuída principalmente ao desempenho do trigo, com três milhões e 50 mil toneladas, e à produção de aveias.

O mesmo relatório aponta  que o   Paraná deve produzir 24 milhões e 300 mil toneladas de grãos, em uma área de seis milhões e 90 mil hectares, na safra de verão 2020/2021.

Essa nova avaliação  mostra uma manutenção da estimativa da área a ser cultivada, com um crescimento de 2% na área de soja, que deve somar cinco milhões e 560 mil hectares.

Conforme o Secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, os números mostram que pode ocorrer atraso na colheita da soja e na semeadura da segunda safra de milho, tão importante para a segurança do abastecimento do Brasil, para honrar contratos internacionais e, acima de tudo, para garantir o abastecimento das cadeias do leite, frango, suínos e do peixe…….

Continue Lendo

Agricultura

Termina hoje prazo para a comprovação de rebanhos no Paraná

Divulgação

Termina nesta segunda-feira,  30 de novembro  o prazo estabelecido pela Adapar, para a comprovação dos rebanhos no território paranaense.

A Unidade veterinária de Marechal Cândido Rondon, além do município sede, tem atuação em Mercedes, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste e Quatro Pontes.

Conforme os números de sexta-feira a tarde, de Marechal Cândido Rondon faltam comprovar 154 produtores; de  Mercedes, 43 ; de Quatro Pontes 1; e  de Entre Rios do Oeste, 17 produtores ,  totalizando 215.

O único município que atingiu 100% de comprovação é Pato Bragado.

Continue Lendo

Agricultura

Pato Bragado chega a 100% de comprovação dos rebanhos

Dos municípios da área de ação da Adapar de Marechal Cândido Rondon, apenas Pato Bragado atingiu 100% de comprovação do rebanho, antes do prazo final que é a próxima segunda-feira, dia 30.

Naquele município, até às 17 horas e  30 minutos de ontem, todos os  288 produtores oficializaram seus plantéis para a unidade veterinária local da Agencia de Defesa Agropecuária do Paraná.

Em Entre Rios do Oeste o índice está em 89,30%,  pois dos 271 produtores, 242 comprovaram, faltando portanto 29.

Em Quatro Pontes são 367 produtores, dos quais 364 comprovaram, 99,18% faltando apenas 3.

Em Mercedes,  o percentual está em 88,66 %, pois dos 529 produtores  469 comprovaram, faltando  60.

Em Marechal Cândido Rondon  são 1.847 produtores, dos quais 1.652 comprovaram, 89,44%, faltando ainda a comprovação numérica dos rebanhos de  195 produtores.

Todos os faltantes nos mencionados município correm o risco de ter a GTA cancelada se não fizerem a comprovação do numero de animais na propriedade até o dia 30 de novembro.

O médico veterinário Nilson de Freitas Gouveia, avaliando os números de atualizações e de refratários, diz ser importante a fiscalização pelos próprios produtores, porque a Adapar tem equipe reduzida de fiscais para percorrer os municípios de sua área de ação…

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.