Conectado com

Geral

Conhecidos os vencedores do Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor

Acimacar

Foram premiados 15 alunos dos nonos anos de colégios estaduais e particulares de Marechal Cândido Rondon

Foram conhecidos na sexta-feira, os cinco vídeos vencedores do 2º Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor, iniciativa da Acimacar e do Conselho do Jovem Empreendedor (Cojem).

Os finalistas do concurso foram Gabriela Luisa Osmarini, Maria Eduarda Muller Amorin e Milena Emanuele Bortolon, do Colégio Alfa Marechal; Murilo Felipe Frohlich Knebel, Nicolas Iago Moraes de Oliveira e Victor Bruno Luchtenberg, do Colégio Estadual Antônio Maximiliano Ceretta; Leticia Vogt, Maryana Dorneles D’Avila e Taiza Sosmaier Leismann, do Colégio Evangélico Martin Luther; Emily Vitoria Walhbrinck de Souza, Marcela Gabriela Bertazzo Jaber e Monique Gabriele Galvão Francisco, do Colégio Estadual Marechal Rondon; e Ana Flavia Tiz Candelora, Nicoli Gabrieli Genovay e Luana Ferreira de Maia, do Colégio Estadual Paulo Freire.

Os estudantes participarão do maior evento de empreendedorismo do Paraná: o Congresso Empresarial Paranaense, promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), que acontece em 25 e 26 de outubro em Foz do Iguaçu: eles serão acompanhados por diretores da Acimacar e membros do Cojem.

Além disso, os alunos farão um voo panorâmico de helicóptero sobre uma das sete maravilhas do mundo: as Cataratas do Iguaçu e, como novidade desta edição, também farão o Macuco Safari e uma visita ao Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho.

Além dos estudantes que participaram do concurso, acompanharam a cerimônia professores, coordenadores e diretores das instituições de ensino, bem como diretores e colaboradores da Acimacar, patrocinadores do evento e autoridades municipais.

O presidente da Acimacar, Ricardo Leites de Oliveira, ressaltou que a entidade, juntamente com o Cojem, já está em busca de parceiros para a realização da próxima edição do concurso, que foi incluído no calendário anual de ações da Acimacar.

A conselheira do Cojem e coordenadora do Concurso de Vídeo Amador Jovem Empreendedor, Cássia Dresch, ressaltou que a participação dos estudantes neste ano foi maior do que na primeira edição do concurso.

Foram 79 grupos inscritos e, destes, 48 enviaram os vídeos para avaliação; dos 15 colégios do município, 14 tiveram vídeos inscritos.

Durante o evento, as Escolas Municipais de Marechal Cândido Rondon também foram homenageadas pelo desenvolvimento de iniciativas que buscam estimular o empreendedorismo entre as crianças.

As ações desenvolvidas ainda no Ensino Fundamental são essenciais para a formação das crianças e jovens, já que a educação empreendedora incentiva os alunos a buscarem o autoconhecimento, proporciona novos aprendizados e fortalece o espírito de coletividade.

Receberam o reconhecimento da Acimacar as escolas municipais Ana Paula, Antônio Rockenbach, Bento Munhoz da Rocha Neto, Criança Feliz, Érico Veríssimo, Jean Piaget, Osvino Carlos Weirich, 25 de Julho, 25 de Março, Waldomiro Liessen, Costa e Silva de Margarida, Floriano Peixoto de Iguiporã, Julia Wanderley de Novo Horizonte, Comandante Luiz Augusto Moraes Rego de Porto Mendes, São João Batista de Novo Três Passos, São Roque e Almirante Barroso de Curvado.

Da mesma forma, os colégios estaduais e particulares de Marechal Cândido Rondon também receberam o reconhecimento por acreditarem e apoiarem o projeto, incentivando seus alunos a participarem.

Foram homenageados os colégios estaduais Antônio Maximiliano Ceretta, Dealmo Selmiro Poersch de São Roque, Eron Domingues, Frentino Sackser, Margarida, Monteiro Lobato, Professor Nilso Franceski de Iguiporã, Novo Três Passos, Paulo Freire, Porto Mendes, Marechal Rondon, Zulmiro Trento de Novo Horizonte e os colégios particulares Martin Luther e Alfa Marechal.

Fotos: Acimacar

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Pai envenenou bebê de cinco dias com mamadeira de leite com chumbinho enquanto mãe tomava banho

O homem preso em flagrante por envenenar a própria filha de cinco dias de vida deu mamadeira com leite e veneno à criança enquanto a mãe tomava banho, de acordo com a Polícia Civil. A bebê foi socorrida, mas não resistiu e morreu.

O caso foi detalhado pela corporação à imprensa na tarde desta quinta-feira (25), na sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

Segundo o delegado Sérgio Ricardo, o homem, identificado como Charles Luiz Félix da Costa, de 44 anos, aproveitou o momento em que a mãe da bebê tomava banho para preparar o leite envenenado e dar à criança.

Continue Lendo

Geral

Bebê de seis meses morre com coqueluche no Paraná

Morte de outra criança de três meses em Irati é investigada

Um bebê de seis meses morreu com diagnóstico de coqueluche. A criança é de Londrina, no norte do Paraná.

A informação foi confirmada pela Secretaria do Estado de Saúde (Sesa), nesta quinta-feira (25). A doença é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria.

A morte de outro bebê, de três meses, morador de Irati, também é investigada. Segundo dados registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2013 a 2023 foram confirmados 2.402 casos de coqueluche no Paraná.

Prevenção

A contaminação pode ser prevenida através da vacinação durante a gestação. A dose da vacina dTpa (versão acelular da vacina contra difteria, tétano e coqueluche) deve ser aplicada, preferencialmente, a partir da 20ª semana de cada gravidez, podendo ser aplicada até 45 dias após o nascimento do bebê (puerpério). As crianças são imunizadas contra a doença por meio da vacina pentavalente (que previne contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B) e DTP (contra difteria, tétano e coqueluche). A primeira deve ser aplicada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de vida, já a DTP deve ser administrada como reforço aos 15 meses e aos quatro anos.

A Sesa também informou que uma força-tarefa foi desenvolvida para aumentar as coberturas vacinais de imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação,nas cidades do Paraná. A ação é direcionada para as vacinas Influenza, Pentavalente, DTP, Pneumocócica 10 e Poliomielite, que estão com baixa adesão no Estado.

 

Redação Catve

Continue Lendo

Geral

Rondonense realiza exposição de relíquias e conta sobre a história do município.

Foto: Rafael Sturm

O rondonense Orlando Miguel Sturm, proprietário da “Casa Orlando” que se localiza na Rua Tiradentes, número 567, preparou uma exposição de relíquias que contam a história do município de Marechal Cândido Rondon, abrindo mão de parte de suas vitrines para homenagear a cidade na semana do aniversário municipal.

Orlando é colecionador nato, que possui uma grandiosa coleção sobre a história do município, como revistas, livros, fotografias, diferentes objetos antigos, mapas e até um dos cerrotes que foi utilizado na época do desmatamento, como diz o hino municipal “Ao som da serra e do machado, três homens hastearam a bandeira” e “Na linda terra do pinheiro, cresceu um povo hospitaleiro”.

Acompanhe a seguir a entrevista completa com o pioneiro Orlando Miguel Sturm.

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.