Conectado com

Geral

Copagril premia os melhores do ano na suinocultura

Centenas de produtores cooperados participaram ontem a tarde no pavilhão da comunidade católica em Marechal Cândido Rondon, do Seminário Anual de Suinocultores da Copagril.

O evento foi aberto pelo diretor-presidente, Ricardo Chapla o qual apresentou números relativos a suinocultura praticada em toda a área de ação da Copagril, e lembrou que foi justamente a produção de suínos um dos pilares que alavancou a história da cooperativa.

Dois palestrantes discorreram sobre assuntos de interesse dos produtores: o médico veterinário da Adapar, Loreno Egidio Tafarel focou suas palavras no cadastramento obrigatório de todos os animais existentes nas propriedades rurais e o professor da Universidade Federal do Paraná, campus de Palotina, Geraldo Alberton, que falou sobre biosseguridade e o mercado mundial da carne suína.

No final do encontro foram premiados os produtores que obtiveram os melhores desempenhos em terminação, crechários e UPLs ao longo do ultimo ano em toda a área de ação da cooperativa.

Na categoria terminação, menor percentual de mortalidade, Clair Paulo Coldebella, de Novo Sarandi, Toledo.

Categoria terminação, melhor conversão alimentar, Neldo Hasper, de Nova Santa Rosa, com índice de 2 quilos 604 gramas.

Categoria Crechário – menor percentual de mortalidade, com 4,55% o produtor Claudiomar Gartner, de Quatro Pontes.

Categoria crechário – melhor conversão alimentar, com 1 quilo 409 gramas, Heriberto Conrat, de Vila Curvado.

Na categoria UPL, maior produtividade de leitões/porca/ano, foram três os produtores premiados:

3º. Lugar – Granja Vô Manzke/ Cesar Luis Scherer , de Novo Sarandi, Toledo, com índice 29,79.
2º. Lugar – Granja Tigrinho/Cesar Luis Scherer, de Linha Tigrinho Toledo, com 30,59.
1º lugar para Cesar Luiz Petri, de Margarida, índice 31,58.

De acordo com o presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, o produtor precisa ficar atento ao momento bom que está sendo vivido pela suinocultura, principalmente no tocante ao mercado mundial, porque isso apenas “é momento”.

Por conta disso, o produtor não pode ser imediatista e nem pensar apenas em lucros rápidos, sob pena de ter problemas mais à frente…..

 

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Quatro Pontes busca a terceira vitória no Troféu Difusora Difusora

Ontem foi a vez de Entre Rios golear Guaíra por 12X0 e chamar a atenção no campeonato

 

Continue Lendo

Geral

Falece mercedense vítima de grave acidente de trânsito

Faleceu na manhã desta quarta-feira (29), no hospital Bom Jesus, em Toledo, o mercedense Nercir Porto, popular ‘Borracha’.

Ele estava internado na unidade hospitalar desde a noite de 16 de maio, quando foi vítima de acidente de trânsito no centro de Mercedes. A vítima conduzia uma Honda Biz, quando foi atingido por um caminhão, no cruzamento da Rua Luiz Lorenzoni com a Rua Dr. João Inácio.

Nersir tinha 60 anos e trabalhava como borracheiro. Ele retornava para casa no momento do acidente.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento, que devem ser definidos pela família em breve.

 

Fonte: Ponto da Notícia

Continue Lendo

Geral

Investimentos para 20 anos são apresentados em audiência do Plano de Saneamento Básico de Marechal Rondon

Na noite de terça-feira (28), foi realizada a última audiência pública destinada à discussão do PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) de Marechal Cândido Rondon. A sessão, realizada no auditório da prefeitura, contou com a presença de servidores do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), da prefeitura, de especialistas na área de saneamento básico e de membros da comunidade.

Rafael Remoto Menezes, representante da empresa Líder Engenharia e Gestão de Cidades, vencedora da licitação para elaborar o PMSB, apresentou um diagnóstico detalhado da atual situação no que tange ao saneamento no município. Foram contemplados o tratamento de água e esgoto, de resíduos sólidos (lixo) e da drenagem de águas pluviais.

Menezes também expôs os investimentos previstos para os próximos 20 anos em todas as áreas relacionadas ao saneamento básico, baseando-se em diagnóstico, prognóstico, programas e projetos, ações e no cronograma financeiro.

Conforme ele, a audiência pública representou um momento importante para a comunidade se informar sobre o PMSB e apresentar suas sugestões. “As contribuições dos participantes serão consideradas na versão final do plano, com entrega prevista para os próximos dias”, disse.

A implementação do plano visa contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, da proteção do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável do município de Marechal Rondon.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.