Aconteceu ontem a tarde na Câmara Municipal de Santa Helena a reunião convocada para discutir os problemas que vem sendo enfrentados em toda a região, em função das oscilações e cortes no fornecimento de energia.
Apesar de o assunto não ser apenas regional, uma vez que as reclamações ocorrem em praticamente todo o Estado, no Oeste a situação se tornou mais grave em função do crescente consumo e da qualidade das redes de distribuição da Copel, que a décadas não recebem a manutenção necessária.
O aspecto inovação também não foi considerado pela companhia e as equipes terceirizadas não dispões de estrutura necessária para o rapido religamento do sistema quando, por intempéries ocorre a queda das chamadas chaves seccionadoras.
No encontro de ontem em Santa Helena, participaram os deputados Hussein Bakri e Nelson Luersen, assim como Maximiliano Orfali, diretor do setor de distribuição de energia da Copel.
Também estiveram na reunião o prefeito de Pato Bragado, Leomar Rohden , o Mano, presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros; o prefeito de Santa Helena , Evandro Zado; o prefeito de Entre Rios do Oeste, Jones Heiden e o de Missal, Eduardo Staudt.
Além deles, vereadores, industriais e muitos agricultores.
Foram inúmeros os relatos de problemas e prejuízos causados por conta da qualidade da energia vendida pela Copel.
Na ocasião, Maximiliano Orfali falou aos presentes que a Copel reconhece as dificuldades mas que a nova gestão da companhia, por determinação expressa do governador Ratinho Junior, está encaminhando providências para solucionar os problemas.
Disse que ano passado o orçamento para esta finalidade foi de 500 milhões de reais, agora em 2019 subiu para 800 milhões, que em 2020 serão 1 bilhão de reais e no ano seguinte, 2021, um bilhão e 200 milhões.
Com esse aporte de recursos acredita que haverão condições para a solução de todos os problemas, garantindo o fornecimento ininterrupto de energia elétrica, com a manutenção permanente das redes de distribuição.
Segundo o diretor da Copel, também a substituição das atuais redes monofásicas, que há décadas são maioria no fornecimento de energia às propriedades rurais, para trifásicas, também está no planejamento e isso garantirá energia para futuros empreendimentos industriais e mesmo nas propriedades dos agricultores nos próximos anos.
Maximiliano Orfali garantiu também que, para minimizar os problemas diários que estão sendo enfrentados, a Copel vai colocar em prática já neste final de semana, começando pela região de Santa Helena, uma serie de mutirões com suas equipes, para a desobstrução das linhas de transmissão. (Sonora Max)
O Presidente do Concelho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros, Leomar Rohden (o mano), entendeu como definitiva a reunião de ontem para que, os problemas sejam solucionados. (Sonora Mano)