Conectado com

Geral

Copel vai iniciar programa de melhorias na energia ofertada

A Copel promete iniciar o Paraná Trifásico que prevê 6 anos de investimentos na rede elétrica rural de todo o Paraná, abrangendo 25 mil quilômetros de redes trifásicas e investimentos da ordem de 2 bilhões e 100 milhões de reais.

Numa reunião ano passado em Santa Helena, da qual participaram prefeitos, agricultores e inclusive o líder do Governo na Assembleia, Hussein Backri, o assunto foi amplamente debatido.

Na ocasião avicultores, suinocultores, produtores de leite e de grãos, assim como industriais, relataram milhares de reais de prejuízos causados pelos constantes cortes no fornecimento de energia, com considerável demora para a tomada de providências por parte da Copel, para o restabelecimento da energia.

Agora a estatal está anunciando que, somente neste primeiro ano do programa, nas regiões Oeste e Sudoeste, serão construídos 890 quilômetros de linhas trifaseadas na área rural, num investimento de 75 milhões de reais, com foco principal em cadeias produtivas mais sensíveis: produtores de leite, aves, suínos, peixes, fumo e poços artesianos.

O início das ações foram confirmadas pelo presidente da Copel, Daniel Slaviero.

 

Conforme o superintendente de Projetos Especiais da Copel, Julio Omori, na prática, a espinha dorsal da rede de distribuição será “trifaseada”, substituindo a tecnologia monofásica hoje existente no campo.

Os novos cabos serão todos protegidos, com nível de resistência reforçado quando atingidos por galhos de árvores ou outros objetos.

Para o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o Paraná Trifásico é a resposta aos produtores do Oeste e do Sudoeste por uma energia de qualidade no campo…

 

As novas redes de distribuição também conferem redundância ao fornecimento de energia, pois, com o trifaseamento, haverá interligação entre elas e dessa forma, se acabar a energia em uma ponta, a outra assume e, em caso de desligamentos, o restabelecimento da energia será mais rápido.

As redes trifásicas também vão permitir que tecnologias avançadas sejam instaladas e integradas ao restante das redes da Copel.

Um exemplo é a automação que a Copel vem implantando em todo o Estado, como os religadores automáticos.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Decretado ponto facultativo na sexta-feira em Marechal Rondon em virtude do feriado de Corpus Christi

Secretaria Municipal de Saúde manterá atendimento na Farmácia Básica e no setor de agendamento das 7h30 às 11h30

 

Por meio do decreto nº 186/2024, publicado no Diário Oficial Eletrônico recentemente, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, declarou ponto facultativo nas repartições públicas municipais da administração direta na sexta-feira (31). A decisão ocorre em virtude do feriado de “Corpus Christi”, na quinta-feira (30).

Excetuam-se os serviços que por sua natureza são considerados contínuos e essenciais, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no Hospital Municipal Dr. Cruzatti e no SAD (Serviço de Atenção Domiciliar), e pela Secretaria Municipal de Assistência Social na Casa Lar, que não admitem paralisação ou redução de horário de funcionamento.

Os serviços do Conselho Tutelar não sofrerão interrupção, devendo ser elaborada escala própria de trabalho, sob a supervisão do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Haverá atendimento na Farmácia Básica e no setor de agendamento da Secretaria Municipal de Saúde, na sexta-feira (31), das 7h30 às 11h30.

O decreto foi assinado pelo prefeito em exercício, Ila Hofstaetter (o Ila) e pelo secretário municipal de Administração, Marcelo Silveira Portela.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

Geral

Homem fica ferido ao ser atacado por boi em Mercedes

Um homem ficou ferido ao ser atacado por um touro, na tarde de ontem, segunda-feira (27).

Conforme as informações, o homem estava em uma pastagem, no Novo Rio do Sul, interior de Mercedes, quando foi atacado pelo bovino.

Com ferimento na perna, o homem recebeu atendimento médico no Centro de Saúde de Mercedes. Ele foi submetido a exames, que não constataram fraturas.

 

Fonte: Ponto da Notícia

Continue Lendo

Geral

Marechal Cândido Rondon recebe a peça teatral “Juliana e Romão, um caso de separação”

Espetáculo será encenado na próxima segunda-feira (03), no Ginásio de Esportes Ney Braga. A entrada é gratuita

A Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná, em parceria com a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Cultura, anuncia o espetáculo educativo “Juliana e Romão – um caso de separação”. Este evento teatral é resultado de uma parceria estratégica estabelecida pelo convênio Linha Ecológica, unindo esforços entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

O espetáculo será apresentado gratuitamente na próxima segunda-feira (03), às 19h30, no Ginásio de Esportes Ney Braga e é aberto para toda a comunidade.

Sobre o espetáculo

“Juliana e Romão – um caso de separação” é uma peça teatral que vai além do entretenimento. Abordando temas críticos sobre meio ambiente, o espetáculo narra a história de amor entre dois jovens de famílias com visões opostas, principalmente em questões ambientais. Através de uma mescla rica de circo, teatro, dança e música, a peça busca engajar o público na conscientização sobre a coleta seletiva e o seu impacto significativo na comunidade e na vida dos catadores.

 

Fonte: Assessoria

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.