Conectado com

Geral

Copel vai iniciar programa de melhorias na energia ofertada

A Copel promete iniciar o Paraná Trifásico que prevê 6 anos de investimentos na rede elétrica rural de todo o Paraná, abrangendo 25 mil quilômetros de redes trifásicas e investimentos da ordem de 2 bilhões e 100 milhões de reais.

Numa reunião ano passado em Santa Helena, da qual participaram prefeitos, agricultores e inclusive o líder do Governo na Assembleia, Hussein Backri, o assunto foi amplamente debatido.

Na ocasião avicultores, suinocultores, produtores de leite e de grãos, assim como industriais, relataram milhares de reais de prejuízos causados pelos constantes cortes no fornecimento de energia, com considerável demora para a tomada de providências por parte da Copel, para o restabelecimento da energia.

Agora a estatal está anunciando que, somente neste primeiro ano do programa, nas regiões Oeste e Sudoeste, serão construídos 890 quilômetros de linhas trifaseadas na área rural, num investimento de 75 milhões de reais, com foco principal em cadeias produtivas mais sensíveis: produtores de leite, aves, suínos, peixes, fumo e poços artesianos.

O início das ações foram confirmadas pelo presidente da Copel, Daniel Slaviero.

 

Conforme o superintendente de Projetos Especiais da Copel, Julio Omori, na prática, a espinha dorsal da rede de distribuição será “trifaseada”, substituindo a tecnologia monofásica hoje existente no campo.

Os novos cabos serão todos protegidos, com nível de resistência reforçado quando atingidos por galhos de árvores ou outros objetos.

Para o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, o Paraná Trifásico é a resposta aos produtores do Oeste e do Sudoeste por uma energia de qualidade no campo…

 

As novas redes de distribuição também conferem redundância ao fornecimento de energia, pois, com o trifaseamento, haverá interligação entre elas e dessa forma, se acabar a energia em uma ponta, a outra assume e, em caso de desligamentos, o restabelecimento da energia será mais rápido.

As redes trifásicas também vão permitir que tecnologias avançadas sejam instaladas e integradas ao restante das redes da Copel.

Um exemplo é a automação que a Copel vem implantando em todo o Estado, como os religadores automáticos.

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Telefone 190 da Policia Militar de Mal Rondon está novamente com problemas

Mais uma vez o telefone de emergência da Policia Militar de Marechal Rondon, o 190, está com problemas.

A orientação é para que a população utilize os fones 3254-1151, ou  3284-8600.

O problema do não funcionamento do telefone 190 já foi registrado dias atrás e nesta terça-feira (22) parou de funcionar novamente.

A PM de Marechal Rondon reforça para que em casos de emergência, sejam utilizados os  números  3254-1151, ou  3284-8600.

Continue Lendo

Geral

ROTAM da 3 CIA da Policia Rodoviária Estadual apreende veículo preparado o transporte de ilícitos

A equipe da ROTAM, da Terceira Companhia da Policia Rodoviária Estadual realizou nova apreensão de veículo utilizado para o transporte de ilícitos.

Por volta das 21 horas de ontem (22), militares realizavam patrulhamento na PRC-272, quando deram ordem de parada ao condutor de uma pick up Montana, que seguia Iporã sentido Francisco Alves.

O motorista desobedeceu à determinação e empreendeu fuga por cerca de oito quilômetros, até que parou o carro em uma estrada rural e fugiu para o mato, não sendo possível sua localização.

O utilitário Montana, com placas de São Bernardo dos Campos – São Paulo, estava equipado com radio amador e estava apenas com o banco do motorista, características de ser veículo utilizado para o transporte de ilícitos.

O carro foi apreendido pela ROTAM da PRE e encaminhado para Receita Federal em Guaíra.

Continue Lendo

Geral

Agencia do SINE têm hoje (21) programação do Dia D em Marechal Rondon

Acontece hoje (21) nas agencias do SINE do Paraná, o Dia D, adotado pelo Estado para chamar a atenção da sociedade em relação a inclusão social e profissional de pessoa com deficiência e reabilitados do INSS, no mercado de trabalho.

Em Marechal Rondon o trabalho acontece junto a Agencia do Trabalhador, conforme destaca o gerente do SINE local, Neodi Costa, o Pereira………………..Ouça entrevista

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.