Conectado com

Política

Deputado Sérgio Souza encabeça luta em defesa dos royalties de Itaipu

O deputado federal Sérgio Souza quer mobilizar toda a bancada paranaense no Congresso Nacional para lutar pela renovação do Tratado de Itaipu, evitando desta forma que os municípios lindeiros percam os royalties a partir de 2023.

A construção da usina de Itaipu Binacional entre as décadas de 1970 e 1980 ocasionou vários impactos naturais e implicações sociais e econômicas, que afetaram, sobretudo, a região Costa Oeste do Paraná, onde muitos dos municípios situados às margens do rio Paraná sofreram com perdas em sua área pela formação do lago.

A partir de 1985, com o início das atividades da usina, os municípios afetados passaram a receber compensações financeiras, denominadas de royalties, como forma de restituição das perdas territoriais proporcionadas pelo alagamento das áreas periféricas ao rio.

Os royalties representam uma parte importante da receita mensal e anual da maioria dos municípios lindeiros, sendo um recurso muito bem vindo e almejado pelas lideranças políticas, principalmente, para sua utilização em investimentos que dentre outras coisas fomentam a economia da região.

Esses recursos aliados às características agrícolas, que é natural das terras do Oeste do Paraná, vêm contribuir para com o desenvolvimento dos municípios, suprindo as necessidades sociais das localidades lindeiras, bem como, subsidiando projetos de infraestrutura básica que possibilitam o bem-estar populacional.

O problema é que os municípios lindeiros ao Lago de Itaipu correm sério risco de perderem os recursos dos royalties, já que, segundo o Tratado de Itaipu, o repasse mensal somente seria feito até dezembro de 2022.

Caso não haja uma revisão ou renovação do acordo entre o Brasil e o Paraguai, os municípios ribeirinhos terão perda acentuada em suas receitas e isso irá se refletir em grandes dificuldades para atender as demandas de seus moradores.

Políticos que representam a região em nível de Congresso Nacional já estão mobilizados em defesa da continuidade do repasse de royalties aos municípios lindeiros, dentre os quais o deputado federal Sérgio Souza..

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Termina hoje o prazo para tirar versão impressa do título eleitoral

No cartório eleitoral, documento é impresso na hora

 

Termina nesta quinta-feira  o prazo para a solicitação da segunda via impressa do título de eleitor.

Para obter o documento, o eleitor  precisa estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e comparecer ao cartório eleitoral com um documento oficial de identificação, além do comprovante de residência dos três últimos meses.

O documento é impresso na hora.

No caso de pessoas do sexo masculino, também é necessário comprovar a quitação com o Serviço Militar Obrigatório.

Quem perder o prazo não precisa se preocupar, já que também pode acessar a versão digital do título pelo aplicativo e-título.

O app pode ser baixado para smartphone ou tablet , nas plataformas iOS ou Android.

Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.

Caso o eleitor não saiba o número do título, pode consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral , por meio do nome, CPF e data de nascimento.

Entre as vantagens do e-título, está o acesso às informações na Justiça Eleitoral, como situação eleitoral, local de votação, consulta de débitos, emissão de guias para pagamentos e cadastro como mesário voluntário.

Diferentemente da via tradicional, a versão eletrônica tem a foto do eleitor, além de dados sobre o cadastramento biométrico e um QR Code para validação na zona eleitoral.

 

Continue Lendo

Geral

Reta final para o eleitor decidir em quem votar nas eleições de 2022

A exemplo de candidatos  à deputado estadual ou  federal e ao senado que percorrem a região a procura de votos, o deputado estadual Elio Lino Rusch cumpre idênticas agendas, porém com outro objetivo.

O invés de “pedir”  o parlamentar percorre os municípios para agradecer pelo apoio recebido ao longo de seus mandatos como deputado estadual.

Ele decidiu não ser candidato e prega que “está encerrando sua caminhada na vida pública”.

Ao comentar a respeito, Elio Rusch afirma que, em relação as eleições deste ano, existe ainda muita duvida no eleitorado sobre a quem dedicar o voto..

 

Continue Lendo

Geral

Justiça Eleitoral realiza vistoria nas placas de propaganda política em Nova Santa Rosa

Foto: Portal Nova Santa Rosa

Quatro outdoors estão na cidade.

 

A Justiça Eleitoral de Palotina esteve em Nova Santa Rosa na tarde desta segunda-feira para medir os quatro outdoors na cidade com publicidade do Presidente Jair Bolsonaro.

Após, as medidas serão repassadas para o ou a Juiz(a) Eleitoral do município de Palotina, com base na legislação eleitoral, irá decidir sobre a remoção ou não das placas de propaganda política.

Não é somente em Nova Santa Rosa que este tipo de ação está sendo tomada, em várias cidades do Paraná ou mesmo do Brasil a Justiça Eleitoral está medindo as placas com publicidade irregular.

Segundo um agente de Justiça Eleitoral que esteve em Nova Santa Rosa nesta segunda-feira, qualquer que fosse o candidato, seja a ou b, se, as placas estão irregulares com a legislação, medidas precisam serem tomadas.

 

Fonte: Portal Nova Santa Rosa

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.