Nos quatro municípios da 121a Zona Eleitoral, no caso, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Mercedes e Pato Bragado, há pouco mais de um ano das eleições, as especulações ganham corpo em torno das pré-candidaturas majoritárias.
Dos quatro, três dos atuais prefeitos poderão buscar a reeleição.
Em Marechal Cândido Rondon Marcio Rauber é pré-candidato, enquanto a oposição especula diversos nomes, sendo até então o mais comentado o do ex-prefeito Moacir Froehlich.
Além deles, Vilson Moraes, Maria Cleonice Froehlich e Oscar Nasighil.
Em Quatro Pontes, João Laufer pode concorrer à reeleição e seu vice Tiago Hansel também colocou seu nome a disposição do grupo político.
Na oposição está em andamento um trabalho de fortalecimento do Podemos, recém criado no município, arregimentando lideranças a fim de também disputar a prefeitura.
Um dos convidados pelo novo partido é o vereador Cesar Seidel, o Canela, hoje no DEM.
Dentro da janela de filiação em março do ano que vem, ele poderá deixar o Democrata e ingressar no Podemos, e então ser pré-candidato à prefeito.
Outro nome comentado em Quatro Pontes é do ex-prefeito Paulo Fey.
Em Mercedes, a atual prefeita Cleci Loffi encaminha a conclusão do seu segundo mandato e tem alguns nomes especulados para a sucessão.
Marcelo Ennninger, Vilson Schwantes, Vilson Martins, Sergio Groff e Neninho, filiados em partidos aliados, são comentados.
Na oposição, o atual vice Edson Schug, já se declarou pré-candidato, assim como o ex-vereador e ex-secretário, Osmar Dusmann e o agricultor Laerton Weber.
Em Pato Bragado, na oposição por enquanto não existem nomes em especulação.
Já o grupo situacionista constituído pelo MDB, PP e PT que passará por uma reestruturação, terá o acréscimo do PSD, também recém constituído no município.
Por enquanto a pré-candidatura natural é do atual prefeito Leomar Rohden, o Mano, porém o então Secretário de Saúde, John Nodari, tem se mostrado interessado e apresenta seu nome como sugestão ao grupo, assim como o vice-prefeito Dirceu Anderle poderá vir a compor a chapa majoritária.
Segundo o prefeito Mano, os partidos que apoiam sua administração vão se reunir em breve para avaliar o quadro politico atual e definir os critérios que serão levados em conta para a composição das futuras candidaturas.