O informe sobre a situação da gripe no Paraná divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta quinta-feira, confirma mais seis mortes, totalizando agora 83 óbitos no Estado em função do vírus.
O boletim que é atualizado semanalmente desde janeiro apresentava na publicação anterior 77 mortes por Influenza.
Os seis novos óbitos apontados no boletim desta semana foram registrados nos seguintes municípios: em Ponta Grossa duas mulheres, uma de 72 anos e outra de 67 anos; em Foz do Iguaçu, uma mulher de 88 anos; em Curitiba, uma mulher de 80 anos; em Porecatu, uma mulher de 85 anos, e em São José dos Pinhais, um homem de 80 anos.
As mortes ocorreram entre 26 de junho e 9 de julho, período em que começaram a ocorrer as temperaturas mais baixas no Estado.
O boletim totaliza 415 casos confirmados de Influenza no Paraná: na semana anterior eram 374 casos.
As 22 Regionais de Saúde do estado apresentam casos da doença.
“Entre os casos e óbitos confirmados para a Influenza, podemos notar que a idade é um fator de risco”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Paraná, Acácia Nasr.
Ela disse que no caso dos idosos, o sistema imunológico pode apresentar debilidades e, no caso das crianças, está em formação.
A gripe é uma doença causada pelo vírus da Influenza, que ocorre predominantemente nos meses mais frios do ano.
A transmissão do vírus acontece por via respiratória, pela inalação de partículas de secreção infectada em suspensão no ar.