Conectado com

Economia

Especialista do Ministério da Agricultura diz que Paraná vai liderar a produção de carnes

Os próximos 10 anos projetam avanços na agropecuária brasileira e paranaense, consolidando o país como grande fornecedor de alimentos para o mundo.

Produtos como soja e milho devem se manter na liderança porque não existem substitutos para eles nos próximos anos.

O mercado de carnes vai impulsionar o PIB da agropecuária e o Paraná tem uma forte tendência de se firmar como grande produtor de carnes bovina, suína e de frango.

A projeção é do especialista da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, José Garcia Gasques, que esteve em Curitiba nesta semana para falar sobre as projeções para o setor agropecuário brasileiro para os próximos 10 anos.

Técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná e de outros órgãos estaduais e federais participaram da palestra onde foram apresentadas as principais tendências para o cenário agropecuário brasileiro e paranaense até o ano de 2028/2029.

Para o secretário Norberto Ortigara, o Brasil e o Paraná são importantes produtores de alimentos e estão ficando cada vez melhor posicionados no cenário mundial.

Ele afirmou, ainda, que para crescer é preciso ter qualificação cada vez maior do produtor rural, políticas adequadas e capacidade de leitura dos vários cenários, desenho de políticas consistentes, direcionamento com visão estratégica e planejamento…………….gravação………

Segundo o especialista José Garcia Gasques, o Paraná, junto com Mato Grosso, lidera a produção de grãos no Brasil…………..gravação…..

Dos 74 bilhões de reais previstos para o Valor da Produção do Paraná neste ano, 20 bilhões de reais correspondem à produção de frango.

O especialista destacou, ainda, que isso mostra que o Paraná vem se tornando cada vez mais importante também na produção de carnes e leite……….gravação……..

No período de 10 anos, a projeção do Ministério da Agricultura é de um crescimento das atuais 240 milhões de toneladas de grãos para cerca de 300 milhões de toneladas produzidas no País.

As projeções indicam que a Região Sul do País e o Centro-Oeste vão liderar a maior parte desse crescimento e o Paraná deve avançar de uma produção média de soja das atuais 23 milhões e 300 mil toneladas, para 28 milhões e 900 mil toneladas na próxima safra.

Considerando as duas safras de milho, o Estado avança de uma média de 17 milhões e 600 mil toneladas de milho, para cerca de 27 milhões e 400 mil toneladas.

Na produção de carnes, o Paraná deve passar das atuais 26 milhões para 33 milhões de toneladas, segundo estimativas do Ministério da Agricultura.

Continue Lendo
Publicidade

Economia

Sicredi não cobrará tarifa de cheque especial

Assessoria

Comprometido com o crescimento de seus mais de 4 milhões de associados pelo Brasil, o Sicredi, instituição financeira pioneira do cooperativismo de crédito no Brasil, optou por não cobrar a tarifa mensal de 0,25% para limite de cheque especial acima de R$ 500 reais, que passou a valer desde o dia 6 de janeiro, com autorização do Banco Central.

A tarifa é uma alternativa criada pelo Banco Central para compensar as instituições financeiras brasileiras pela limitação nos juros do cheque especial em 8% ao mês, anunciada em novembro do ano passado e também válida desde a ultima segunda-feira.

A limitação dos juros, segundo o governo federal, visa reduzir o custo e a regressividade do serviço.

Para reforçar o melhor uso do dinheiro, em 2019, as 111 cooperativas de crédito do Sicredi promoveram cerca de 5,5 mil ações em mais de 900 municípios brasileiros durante a Semanal Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma iniciativa do Banco Central e do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF).

 

Continue Lendo

Economia

Empresa não cumpre com documentação e Marechal Cândido Rondon está sem o transporte publico urbano

O município de Marechal Cândido Rondon está sem o serviço de transporte público urbano.

No ano passado, a prefeitura através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, realizou processo licitatório para concessão do transporte.

Devido ao baixo numero de pessoas que utilizam o transporte no município, houve apenas o interesse de uma empresa, que participou e venceu o certame.

Contudo, na apresentação da documentação da empresa vencedora, houve contestação do Departamento Jurídico da prefeitura de Marechal Cândido Rondon.

A secretária interina de Mobilidade Urbana, Adriane Kappes Vorpagel, explica a situação e anuncia uma nova licitação para o serviço de transporte público urbano …… Ouça Áudio…..

Continue Lendo

Economia

Agencia Sicoob da Avenida Maripá será reinaugurada na segunda-feira (13)

Foto: O Presente

Está programada para a próxima segunda-feira (13) a reinauguração da agencia da Avenida Maripá da cooperativa Sicoob de Marechal Cândido Rondon, localizada próximo ao Supermercado da Copagril.

A nova estrutura integra o plano de expansão do Sicoob para 2020, objetivando maior conforto aos associados.

O presidente da cooperativa, Luciano Cremonese, fala da reinuguração que vai acontecer na próxima segunda-feira (13) destacando outras agencias que serão inauguradas nos próximos meses, incluindo a do município de Pato Bragado…….Ouça Áudio……..

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.