Conectado com

Geral

Estado e Ministério dão andamento à investigação sobre casos da variante delta no Paraná

Foto: SESA

O primeiro boletim informativo sobre o inquérito será emitido após as primeiras 48 horas da investigação. Durante o final de semana, as equipes da Vigilância da Sesa e dos municípios com casos confirmados farão o detalhamento de cada situação.

 

Equipes do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Vigilância Epidemiológica de municípios que apresentam casos confirmados da variante delta começaram neste sábado (10) o trabalho de investigação ampliada com o objetivo de avaliar o cenário no Estado.

O Paraná tem sete casos confirmados por sequenciamento genômico realizado pela Fundação Oswaldo Cruz em Apucarana (4), Rolândia, (1), Mandaguari (1) e Francisco Beltrão (1). Até o momento, não há transmissão comunitária.

“O Paraná está atento a todas as ações que visam identificar a presença e a prevalência das variantes no Estado, pois este trabalho dará apoio às medidas de caráter epidemiológico diante da situação da pandemia da Covid-19”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As equipes montaram duas frentes de trabalho investigativo, uma sediada em Francisco Beltrão e uma em Londrina, onde serão investigados os casos relacionados a Rolândia, Mandaguari e Apucarana.

Os investigadores pertencem ao Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSus). O primeiro boletim informativo sobre o inquérito será emitido após as primeiras 48 horas da investigação. Durante o final de semana, as equipes da Vigilância da Sesa e dos municípios com casos confirmados farão o detalhamento de cada situação, tentando expandir a investigação para novos possíveis contatos da rede de cada pessoa.

As informações apresentadas pelas equipes de Vigilância da Sesa e dos municípios serão agrupadas pelos investigadores do Ministério e vão indicar o trabalho de campo, com entrevistas e pesquisas de rastreamento

O EpiSus aplicará a mesma metodologia de investigação para as duas frentes do inquérito, de Londrina e de Francisco Beltrão, e a primeira medida será uma busca minuciosa por pessoas que em algum momento, entre abril a junho, possam ter estabelecido qualquer tipo de contato com casos confirmados, mesmo que tenha sido um contato mínimo, a partir de 15 minutos de proximidade.

Os investigadores realizam este tipo de apoio junto as estados e municípios em várias situações. Recentemente o EpiSus esteve em Roraima e no Maranhão, também em trabalho de investigação relacionado à pandemia. Outro objetivo é detectar casos ativos da Covid-19, independente da variante.

 

Fonte: AEN

Continue Lendo
Publicidade

Geral

Acimacar promove treinamento sobre Segurança no Trabalho em Altura

Evento será amanha na entidade: ainda dá para se inscrever

 

A Norma Regulamentadora 35, ou apenas NR 35, garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura.

São considerados trabalho em altura toda atividade executada acima de dois metros do nível inferior, onde existe o risco de queda.

Com objetivo de atender a empresas e colaboradores que demandam destes conhecimentos, para evitar eventuais acidentes pela falta de segurança no trabalho em altura, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) oferece treinamento sobre a NR-35 Segurança no Trabalho em Altura.

O curso acontece neste sábado, 27 de abril, das 08 horas às 17h30 horas, na sede da Acimacar.

O investimento é de R$150,00 por participante.

As vagas são limitadas e mais informações na Acimacar.

O treinamento, que será tanto prático quanto teórico, aborda os seguintes temas: normas e regulamentos aplicáveis ao trabalho em altura, análise de risco e condições impeditivas; riscos potenciais inerentes ao trabalho em altura e medidas de prevenção e controle, sistemas, equipamentos e procedimentos de proteção coletiva; Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para trabalho em altura: seleção, inspeção, conservação e limitação de uso; acidentes típicos em trabalhos em altura e as condutas em situações de emergência, incluindo noções de técnicas de resgate e de primeiros socorros.

 

Com Assessoria Acimacar

Continue Lendo

Geral

Economista e professor, Claiton Schlindwein é anunciado vice na chapa de Arion

Fortalecendo a sua candidatura, o pré-candidato a prefeito, Arion Nasihgil, anunciou hoje o economista e professor Claiton Schlindwein (PODEMOS) como pré-candidato a vice-prefeito na sua chapa. A escolha, que era aguardada pelo meio político local e vinha dando frutos a discussões animadas entre os eleitores, promete adicionar uma nova etapa à corrida eleitoral.

Claiton Schlindwein também é conhecido por sua atuação no serviço comunitário. Com mais de 20 (vinte) anos dedicados ao Lions Club, passando por vários cargos nesta entidade filantrópica, Claiton tem um histórico de envolvimento em iniciativas de voluntariado que beneficiaram inúmeras pessoas na comunidade.

No setor privado, Schlindwein tem uma vasta experiência no setor bancário onde atua há 35 (trinta e cinco) anos, dos quais 28 (vinte e oito) anos como gerente da Caixa Econômica Federal. Além de professor, também foi Diretor na Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon – PR (ISEPE) por mais de 5 (cinco) anos. Com várias especializações na área de gestão, sua grande experiência prática no trabalho com pessoas e serviços, é vista como um trunfo valioso para a chapa de Arion, que tem como foco o desenvolvimento econômico e social de Marechal Cândido Rondon, prometendo uma gestão séria e de qualidade.

Arion elogiou a expertise de Claiton em suas áreas de atuação e sua visão para o crescimento econômico sustentável de nosso município. “Prometemos que traríamos um nome de peso para essa disputa, que efetivamente soubesse fazer gestão com excelência, e hoje cumprimos com essa palavra. Muito antes de apenas angariarmos votos, estamos preocupados em fazer Marechal Cândido Rondon crescer e se desenvolver como um município de potencial regional e estadual. Claiton tem a seriedade, a credibilidade e a confiança que um vice-prefeito precisa para auxiliar o gestor a construir um município como sempre sonhamos. Estamos falando de um economista, professor, bancário, com vasta atuação em nossa sociedade. Administração pública não depende apenas de boas promessas e discursos bonitos, mas sim de conhecimento, experiência e sabedoria, e isso o Claiton tem de sobra”, declarou Arion.

Respondendo ao anúncio, Claiton Schlindwein compartilhou sua visão para a cidade e reiterou seu compromisso com a pré-campanha. “Estou honrado em me juntar ao Arion nesta jornada. Nossa colaboração é uma promessa de políticas que irão impactar positivamente todos os cidadãos de Marechal Cândido Rondon, fomentando não apenas o crescimento econômico, mas também a inclusão e o bem-estar social”, afirmou.

A adição de Claiton Schlindwein à chapa é um sinal claro de que a campanha de Arion está se posicionando para sinalizar aos eleitores, que valorizam a experiência prática, sobre a seriedade e o comprometimento ético que serão aplicados na proposta de gestão para o município. O compromisso de trazer uma gestão com pessoas técnicas e experientes está se consolidando.

À medida que as eleições se aproximam, a chapa Arion Nasihgil e Claiton Schlindwein se destaca como uma força significativa, prometendo trazer à população propostas inovadoras para o alcance das metas e objetivos pré-estipulados nessa corrida eleitoral.

 

Com Assessoria

Continue Lendo

Geral

Vereador Sargento Dionir confirma à Rádio Difusora que não disputará mais as eleições deste ano

Divulgação

Reportagem com Maiko Bucker

 

Continue Lendo

(45) 3284-8080
Central telefônica (45) 9997-0083 - (45) 9997-0067
FM 95,1 (45) 9997-0733 | WhatsApp FM (45) 9997-0532
Técnica AM 970 (45) 9997-0740
Copyright © 2019 Radio Difusora do Paraná.