O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou ontem em audiência pública na Assembleia Legislativa que o governo estuda a volta às aulas na rede estadual de ensino no próximo dia 19, em algumas regiões do Estado com menos casos de Covid-19.
A ideia é ter um plano piloto de retorno às aulas em algumas áreas do Paraná com menos casos de incidência e óbitos.
Segundo o secretário, o retorno será feito dentro das normas de segurança sanitária, mas com o rodízio de alunos, respeitando tudo aquilo que está escrito na resolução 632, que implica em distanciamento social, medidas de cautela, lavagem das mãos, entre outras medidas.
O secretário disse que o martelo deve ser batido nos próximos dias, com a anuência do governador Ratinho Júnior, com um plano piloto de 15 dias nas áreas que há menor incidência de novos casos e óbitos.
Beto Preto não detalhou quais áreas e colégios serão os primeiros a retomar as aulas.
A proposta de retorno, segundo afirmou o secretário, ainda será apresentada e definida com a Secretaria Estadual de Educação.
O protocolo de retorno discutido pela Secretaria da Educação prevê que os alunos serão divididos em grupos, que farão revezamento permanecendo por uma semana em aulas presenciais e por uma semana em aulas remotas.