A Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, informou ontem que foram encontrados fungos, bactérias e possibilidade de espécies vegetais quarentenárias em pacotes de sementes não solicitados que chegaram ao país.
Após análises laboratoriais, foi identificada a presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de espécie de planta quarentenária em quatro amostras.
Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país.
Até o momento, foram confirmados 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal.
Os únicos estados que ainda não registraram o recebimento do material foram Maranhão e Amazonas.
Os pacotes supostamente foram enviados de quatro países da Ásia.
Nas últimas semanas, brasileiros de diversos estados vêm recebendo pacotes de sementes não solicitadas, originários de países asiáticos.
A orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é que as pessoas não abram os pacotes e entrem em contato com a Superintendência Federal de Agricultura de seu estado ou o órgão estadual de defesa agropecuária para providenciar a entrega ou recolhimento do material.
A importação de material de propagação vegetal, incluindo sementes e mudas, é controlada pelo Mapa e deve atender a requisitos de fitossanidade, qualidade e identidade. As regras estabelecidas pelo Mapa se aplicam para qualquer modalidade de compra e aquisição, incluído a compra eletrônica com entrega via remessa postal.
É autorizada a importação de material de propagação vegetal somente das origens para as quais o Brasil já tenha estabelecido exigências fitossanitárias que devem ser atendidas.
A lista de materiais de propagação vegetal e origens com importação autorizada, bem como os requisitos a serem cumpridos pode ser consultada no site do Mapa Somente poderão ser importados materiais de propagação de espécies ou de cultivares inscritas no Registro Nacional de Cultivares.
Os interessados que pretendem importar material de propagação, desde que atendam aos requisitos citados acima, deverão solicitar a autorização prévia de importação no serviço técnico na Superintendência Federal de Agricultura do seu Estado.