No período de 28 de setembro a 04 de outubro de 2019, será realizada a Operação Paraná II nos municípios de Foz do Iguaçu, Itaipulândia, Medianeira e Missal.
O trabalho contará com o engajamento do Paraguai
A Operação Paraná é um exercício conjunto dos Exércitos Brasileiro e Paraguaio, que tem como objetivo ampliar a interoperabilidade, intercâmbio e os laços de amizade entre os dois Exércitos.
Este exercício é coordenado pelo Comando de Operações Terrestres e executado pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada.
Além das organizações militares dessa Brigada, participam também tropas do Comando de Operações Especiais, Comando de Aviação do Exército e Centro de Adestramento Leste, totalizando 300 militares brasileiros.
As tropas paraguaias são compostas por militares do Exército, Marinha e Força Aérea, com efetivo de 120 homens.
Além das tropas empregadas, destaca-se a utilização de Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal Guarani, helicópteros e embarcações Guardians.
Ao longo da semana, o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, composto por uma Companhia de Fuzileiros Mecanizada brasileira e outra paraguaia, realizará operações em amplo espectro.
Ao mesmo tempo, tropas de operações especiais de ambos os países realizarão um intercâmbio de técnicas especiais.
Encerrando o exercício, no dia 3 de outubro, será realizada uma ação de retomada e ocupação da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, que, dentro da situação hipotética do exercício, estaria ocupada por forças hostis.
Pela primeira vez tropas brasileiras e paraguaias demonstrarão que estão em condições de defender de forma integrada essa importante infraestrutura crítica de ambos os países, responsável por 15% de toda a energia elétrica consumida pelo Brasil e 85% da energia elétrica consumida pelo Paraguai.
Diversas autoridades civis e militares de ambos os países prestigiarão a atividade em Itaipu tendo em vista a importância do evento.